Leitura: Salmos 33

Seleção

Pois a palavra do Senhor é verdadeira e podemos confiar em tudo que ele faz. […] O Senhor falou, e os céus foram criados; pelo sopro de sua boca as estrelas nasceram. Determinou os limites do mar e juntou os oceanos em reservatórios. 

Salmos 33.4,6-7

Observação 

Pelo poder de Sua palavra, Deus trouxe tudo à existência. A partir do nada, todas as coisas foram criadas pela palavra de Deus, desde a complexidade de uma célula do sistema nervoso central do ser humano até as imensas e numerosas galáxias espalhadas pelo Universo. Na criação, a voz do Todo-Poderoso se faz presente em cada detalhe.

Isso é o que os teólogos chamam de revelação geral, que é a maneira pela qual Deus se revela à humanidade de forma ampla e universal, por meio da ordem criada. Nela, Deus revela Sua existência, poder e sabedoria a todos os homens, em todas as eras.

No entanto, Deus também se revela de maneira mais específica e detalhada, que é o que conhecemos como revelação especial. Esta refere-se à maneira pela qual Deus comunica a pessoas ou grupos um conhecimento mais detalhado sobre Seu caráter, Sua vontade e Seu plano redentor. Por meio dessa revelação, podemos conhecer de forma detalhada a maneira pela qual Deus deseja que nos relacionemos com Ele. E, se a revelação geral se dá por meio da ordem criada, a revelação especial se dá, primordialmente, por meio das Escrituras Sagradas. A Bíblia é a própria Palavra de Deus a Seu povo. Ela contém a origem de todas as coisas, fala sobre o plano de Deus para nossas vidas e mostra o destino final da criação.

Agora, pare e reflita por um instante. Se cremos em um Deus poderoso que se comunica com Seu povo por meio da criação e por meio das Escrituras, não seria irracional de nossa parte negligenciarmos essa voz? Se o Criador do Universo é também nosso Pai amado, não seria uma irracionalidade deixar de ouvir o que Ele tem dito a Seus filhos?

Infelizmente, vivemos em um tempo em que a maioria das pessoas é sobrecarregada de informações de todos os tipos, e ao mesmo tempo, negligencia as verdades divinas. No entanto, se você tem acompanhado este plano de devocionais, certamente tem dado a devida atenção à voz de Deus, e isso é muito bom. O encorajamento que Deus nos faz, neste dia, é que estejamos cada vez mais atentos à Sua voz que ecoa por meio da criação, assim como por meio de Sua santa Palavra. Deus tem nos direcionado diariamente, e aqueles que “ouvem Sua voz” e seguem Suas instruções são as pessoas mais felizes da Terra. Que a voz do Criador dos céus e da terra seja seu norte, e que você seja o porta-voz que espalha essa mensagem em todos os lugares.

Petição

Senhor, obrigado porque posso ouvir tua voz todos os meus dias. Ajuda-me a estar cada vez mais sensível aos teus desígnios.

Aplicação

Continuarei a espalhar a Palavra de Deus.