Leitura: Salmos 29

Seleção

Honrem o Senhor, seres celestiais, honrem o Senhor por sua glória e força. Honrem o Senhor pela glória de seu nome, adorem o Senhor no esplendor de sua santidade. A voz do Senhor ecoa sobre o mar, o Deus da glória troveja; sobre o imenso mar, o Senhor fala. A voz do Senhor é poderosa, a voz do Senhor é majestosa. A voz do Senhor quebra os grandes cedros, o Senhor despedaça os cedros do Líbano.[…] O Senhor comanda as águas da inundação, o Senhor governa como Rei para sempre.

Salmos 29.1-5,10

Observação

Bastam alguns minutos assistindo aos jornais para chegarmos à conclusão de que, aparentemente, há algo errado no mundo. Guerras, inundações, corrupção, doenças e morte são notícias quase triviais em nossos dias. Diante desse caos, facilmente nos perguntamos: “onde Deus está diante de tudo isso?”.

No presente Salmo, Davi discorre a respeito da soberania de Deus. Ele declara o poder da voz do Senhor em controlar toda a criação. Sua voz ressoa sobre a Terra, e todos os elementos da natureza, assim como todos os seres criados, obedecem à sua majestosa voz.

Diante destes dois fatos, como conciliar essas verdades? Ou seja, se Deus é soberano e controla toda sua criação, por que ainda vivemos esse caos? Será que, dessa vez, Ele perdeu o controle? O fato é que Deus continua no domínio de tudo. Ele é soberano sobre toda a criação. E, ainda que não seja o causador do mal, tudo está sob seu domínio. O mal existe porque nossos representantes, Adão e Eva, viraram as costas para Deus, permitindo que o pecado adentrasse a criação. Por causa disso, vivemos inúmeras consequências, como guerras e catástrofes. Ou seja, a causa de todos os males que vivemos é o pecado que permeia a criação.

No entanto, por mais que não consigamos entender os caminhos de Deus, sabemos que Ele usa até mesmo o mal para Sua própria glória. O problema é que enxergamos a nossa história de forma limitada em termos de tempo e entendimento. Ao passo que Deus vê os tempos de forma completa, seja passado, presente ou futuro. Portanto, o caos que enxergamos é, na verdade, um aparente caos que redundará em um bem muito maior; ainda que não consigamos sequer imaginar como isso acontecerá. O fato é que Deus não perdeu o controle de um centímetro sequer de toda a criação.

Diante dessa verdade absoluta e imutável, devemos responder de duas formas: descanso e adoração. Descansamos no fato de que Deus, em sua onipresença, onisciência e onipotência, transformará o aparente mal em um bem muito maior. E, por causa disso, O adoramos. Cantamos louvores e honramos Aquele que é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o soberano sobre a criação.

Petição

Deus, reconheço tua soberania e controle. Por isso, Te adoro e glorifico Teu nome. Ajuda-me a descansar nessas verdades.

Aplicação

Refletirei sobre a soberania de Deus