Leitura: Gênesis 9

Seleção

Quando eu enviar nuvens sobre a terra, nelas aparecerá o arco-íris, e eu me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. Nunca mais as águas de um dilúvio destruirão toda a vida.

Gênesis 9.14,15

Observação

Após o dilúvio, Deus fez uma aliança com Noé e com toda a humanidade. Como sinal dessa aliança, Ele colocou o arco-íris no céu, garantindo que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio. Esse pacto nos ensina sobre a fidelidade de Deus e Sua disposição de preservar a vida, mesmo diante da pecaminosidade humana.  

A promessa feita a Noé ecoa ao longo das Escrituras, nos lembrando que Deus é um Deus de alianças. Assim como Ele cumpriu Sua palavra naquela época, também cumpre todas as Suas promessas hoje. E a maior delas é a salvação em Cristo. No arco-íris vemos um sinal da misericórdia de Deus; na cruz, vemos a plenitude dessa misericórdia se manifestando na redenção dos pecadores.  

Muitas vezes, enfrentamos momentos de medo e incerteza. As tempestades da vida podem parecer devastadoras, e o futuro pode nos assustar. Mas a história de Noé nos ensina que, mesmo após a tempestade, Deus permanece fiel. Podemos confiar que Aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la (Filipenses 1.6).  

Portanto, quando o medo e a dúvida surgirem, volte-se para as promessas de Deus. Lembre-se de que nada nos afastará do Seu amor (Rm 8.39) e de que Ele governa todas as coisas para o bem daqueles que O amam (Rm 8.28). Por isso, confie no Senhor, pois Suas alianças são eternas e Suas promessas nunca falham.

Petição

Senhor, obrigado pela tua fidelidade porque, em Ti, sei que posso confiar.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.