Leitura: Salmos 119
Seleção
Como são felizes os íntegros, os que seguem a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem a seus preceitos e o buscam de todo o coração.
Salmos 119.1,2
Observação
Onde está a felicidade? Será que ela se encontra em uma bela casa na praia? Talvez nas luxuosas lojas de Miami? Ou quem sabe em um jantar romântico à luz de velas sob a Torre Eiffel? Não há como negar que esses momentos podem nos proporcionar grande alegria. No entanto, será que essas experiências nos levam à verdadeira felicidade?
O Salmo 119, o mais longo de todo o saltério, contém 176 versículos que destacam a verdadeira fonte de alegria e prazer do salmista: meditar e obedecer aos preceitos de Deus. Ele não exalta conquistas materiais, vitórias ou bênçãos temporais, mas sim o prazer de viver em conformidade com a palavra de Deus e de buscá-Lo de todo o coração.
A verdadeira felicidade só pode ser encontrada em Deus. Aqueles que vivem uma vida profundamente conectada ao Senhor experimentam uma paz duradoura. Estão satisfeitos com o que têm e não se lançam em uma busca desenfreada por riquezas. Embora possam prosperar profissionalmente, sua felicidade não está ligada a isso, mas à presença de Deus em suas vidas.
Viver com Deus é encontrar alegria nos momentos de simplicidade. É sentir-se pleno em um simples passeio no parque com a família. É celebrar uma noite de sexta-feira com a esposa, compartilhando um prato simples de macarrão com carne moída. É glorificar a Deus em um tempo de comunhão ao redor da mesa com um irmão.
Contudo, só é possível encontrar prazer nessas pequenas coisas quando já estamos satisfeitos em Deus e em Seus decretos. Como o salmista afirma, aqueles que têm prazer nos mandamentos de Deus, neles meditam e celebram.
O mundo está em constante aceleração. As pessoas acordam cada vez mais cedo e dormem mais tarde, tudo para produzir mais e ganhar mais dinheiro. Sentem a necessidade de provar que estão vencendo na vida, de mostrar que têm sucesso. Tudo isso porque acreditam que a felicidade está nessas conquistas. Amarga ilusão. No final, acabam prejudicando sua saúde física e emocional; passam por cima das pessoas; negligenciam a família. Tudo porque acreditam que encontrarão a felicidade. Amarga ilusão.
A genuína felicidade reside justamente em desacelerar e encontrar paz aos pés de Jesus. A verdadeira satisfação só pode ser experimentada através de uma vida de íntima comunhão com Ele, algo que só pode ser vivido em um ritmo mais lento, distante da correria desenfreada do mundo.
Petição
Senhor, ajuda-me a desacelerar e encontrar cada vez mais satisfação em Ti.
Aplicação
Desacelerarei.