Leitura: Salmos 102

Seleção

Senhor, ouve minha oração, escuta minha súplica! Não escondas de mim o rosto na hora de minha aflição. Inclina-te para ouvir e responde-me depressa quando clamo a ti. Pois meus dias somem como fumaça; como brasas ardentes, meus ossos queimam. Meu coração está esgotado, secou-se como capim; até perdi o apetite. Por causa de minha ansiedade, não passo de pele e osso […] Não consigo dormir; sou como o pássaro solitário no telhado.

Salmos 102.1-5,7

Observação

Este Salmo, de autoria desconhecida, reflete a angústia de um homem e suas súplicas diante de Deus. Possivelmente, foi escrito quando o povo hebreu se encontrava no cativeiro babilônico, durante os cerca de 70 anos de escravidão longe de sua terra, onde eram obrigados a trabalhos forçados.

Grande era o sofrimento desse homem. Emocionalmente esgotado, com a ansiedade correndo em suas veias, ele já não tinha ânimo para se alimentar e tampouco conseguia pegar no sono. Se observarmos esse relato sob uma ótica atual, provavelmente diríamos que esse homem sofria de depressão.

Assim como ele, milhares de cristãos ao redor do mundo sofrem do mesmo mal. E, por inúmeros motivos, estes sofrem sozinhos. Não têm coragem de se expor, pois não desejam incomodar e tampouco querem ser julgados como fracos ou como pessoas sem fé.

No entanto, a depressão não é uma questão de fé. Trata-se de uma condição patológica, seja causada por um desequilíbrio hormonal ou por déficit de certos neurotransmissores no cérebro. Infelizmente, muitos cristãos julgam seus irmãos por essa condição, o que, ao invés de ajudar, dificulta ainda mais, colocando um peso maior sobre seus ombros.

Ao invés disso, precisamos dar apoio e suporte a essas pessoas. Elas precisam ser encorajadas e enxergar esperança. Devemos emprestar nossos ombros para o momento de choro, nossos ouvidos para o desabafo, assim como nossas bocas para conforto e encorajamento. E, principalmente, devemos levar essas pessoas aos pés de Cristo, e Ele, sim, as levantará.

Mas, se esse é o seu caso, não se desespere; saiba que existe saída. Primeiramente, busque ajuda. Seja um pastor, um líder de sua igreja ou um cristão mais maduro na fé. Procure também um terapeuta cristão ou um psiquiatra. Nesse momento, toda ajuda será bem-vinda. Entretanto, além de todos esses suportes, recorra a Cristo. Ele, com toda certeza, lhe pegará pela mão, lhe sustentará e lhe reerguerá desse lugar de aflição.

Petição

Senhor, ajuda-me a dar suporte àqueles que sofrem desse mal.

Aplicação

Estarei atento às pessoas ao meu redor que possam estar sofrendo.