Leitura: Provérbios 1

Seleção

Venham e ouçam minhas advertências; abrirei meu coração para vocês e os tornarei sábios. “Muitas vezes eu os chamei, mas não quiseram vir; estendi-lhes a mão, mas não me deram atenção. Desprezaram meu conselho e rejeitaram minha repreensão. […] Portanto, comerão os frutos amargos de seu estilo de vida e engasgarão em suas próprias intrigas. Pois os ingênuos se afastam de mim e rumam para a morte; os tolos são destruídos por sua própria acomodação. Os que me ouvem, porém, viverão em paz, tranquilos e sem temer o mal”

Provérbios 1.23-25, 31-33

Observação

O livro de Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão, filho de Davi. Tendo sido um homem muito sábio, ele foi inspirado por Deus para nos trazer ensinamentos sobre a vida cotidiana, a fim de que vivamos uma vida disciplinada e próspera. Neste primeiro capítulo, ele fala sobre a sabedoria que é personificada na figura de Deus. Deus é a fonte suprema de sabedoria; é a palavra final para toda e qualquer questão da vida. Não somente porque Ele é o Criador dos céus e da Terra, mas também porque nada é obscuro ao seu entendimento.

Aquilo que Deus quis transmitir à humanidade, em termos de sabedoria, Ele o fez por meio das Escrituras Sagradas. A Bíblia, então, embora tenha sido escrita por mãos humanas, foi inspirada pelo Espírito de Deus. Por isso, se nossa fonte de sabedoria é o próprio Deus e Ele a registrou nas Escrituras, é na Bíblia que encontramos a fonte de conhecimento para uma vida frutífera e de paz.

Sendo assim, como disse Salomão, aqueles que rejeitam as verdades provenientes de Deus, desprezando seus conselhos, “comerão os frutos amargos de seu estilo de vida e engasgarão em suas próprias intrigas”. Ou seja, afastar-se de Deus é caminhar para a morte; rejeitar a sabedoria divina é construir seu próprio caminho que leva à destruição.

Por outro lado, conforme dito por Salomão, aqueles que acolhem as palavras e o conhecimento de Deus e colocam em prática “viverão em paz, tranquilos e sem temer o mal”. Se a desobediência produz destruição, a obediência produz uma vida plena e abundante. Essa é uma promessa de Deus para nossas vidas. Aquele que planta obediência, colherá uma vida abençoada e de plenitude.

Portanto, não deixe que os prazeres efêmeros proporcionados pelo pecado seduzam você a ponto de viver longe do conhecimento de Deus. Porque aqueles que colocam o conhecimento de Deus em prática colhem inúmeros benefícios. São protegidos do mal, recebem a provisão necessária, são guiados em suas tomadas de decisão, experimentam um casamento abundante, filhos obedientes que alegram a casa. Enfim, experimentam abundância em todas as áreas da vida. Acredite: vale a pena colocar o conhecimento de Deus em prática.

Petição

Senhor, dê-me sabedoria para enfrentar as demandas da vida. Ajuda-me a Te obedecer em todos os meus caminhos.

Aplicação

Buscarei aplicar a sabedoria de Deus em todas as áreas da minha vida.