Leitura: Salmos 85

Seleção

Mostra-nos o teu amor, Senhor, e concede-nos a tua salvação. Ouço com atenção o que Deus, o Senhor, diz, pois ele fala de paz a seu povo fiel; que não voltem, porém, a seus caminhos insensatos. Certamente sua salvação está perto dos que o temem; então nossa terra se encherá de sua glória. O amor e a verdade se encontraram, a justiça e a paz se beijaram. A verdade brota da terra, e a justiça sorri dos céus.

Salmos 85.7-11

Observação

O salmista relembra tempos passados quando Deus demonstrou sua misericórdia, perdoando seu povo e trazendo-o de volta do cativeiro. Agora, ele apela para esse mesmo amor pactual do Senhor, suplicando novamente por misericórdia e restauração. Por isso, ele clama para que Deus mostre seu amor, evidenciando sua paz, salvação, verdade e justiça.

Ainda que Deus tenha demonstrado seu amor de diversas formas ao longo dos séculos, tanto para com os hebreus (na Antiga Aliança) quanto para com a igreja (na Nova Aliança), sua maior evidência de amor foi enviar seu Filho para a Terra. A humanidade caída, mergulhada em trevas, tinha um grande problema a ser resolvido: como lidar com a ira de Deus. Por conta do pecado original, todos nascemos contaminados por ele, fazendo-nos pecadores e, por consequência, merecedores da ira do Pai.

Na Antiga Aliança, os pecados do povo eram temporariamente perdoados por meio de sacrifícios de animais. No entanto, para que a ira de Deus fosse definitivamente aplacada, Ele mesmo enviaria seu Filho para que, em sua morte, o problema do seu povo fosse resolvido. É o que chamamos de dupla imputação. Não somente nossos pecados foram imputados (colocados na conta) de Cristo, como também sua justiça foi imputada aos que creem.

Agora, aqueles que depositam sua fé em Jesus, confiando que sua obra na cruz resolveu nosso problema, são reconciliados com o Pai. Por causa do amor de Deus, a verdade, que é Cristo, nos encontrou. Sua justiça nos foi dada de presente e, finalmente, encontramos a paz.

Você consegue dimensionar o tamanho desse amor? Pare por um instante e reflita nessa verdade. Somos mais pecadores do que podemos imaginar; no entanto, somos muito mais amados do que merecemos. Que amor é esse? Se, por algum motivo, você não se sente amado, se sente excluído e rejeitado, saiba que, se você já entregou sua vida a Cristo, você é amado pelo próprio Criador dos céus e da Terra. Então, usufrua desse amor e corresponda!

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a compreender profundamente essas verdades e ajuda-me a corresponder esse amor à altura.

Aplicação

Refletirei mais sobre o amor de Deus.