Leitura: Hebreus 3
Seleção
Mas Cristo, como Filho, é responsável por toda a casa de Deus; e nós somos a casa de Deus, se nos mantivermos corajosos e firmes em nossa esperança gloriosa.
Hebreus 3.6
Observação
Muitas pessoas carregam a sensação de que Deus está distante, como se Ele habitasse longe, nos céus, alheio à nossa vida diária. No entanto, o autor de Hebreus nos lembra que somos a casa de Deus – ou seja, o próprio Senhor escolheu habitar em nós, Seu povo, e isso acontece com todos aqueles que depositam sua fé em Cristo. Portanto, aqueles que permanecem firmes nessa esperança até o fim de suas vidas são a morada de Deus. No entanto isso não se refere a indivíduos isolados, mas à igreja como um todo, um corpo unido.
Esse conceito de ser “casa de Deus” nos conecta à ideia de comunidade. Não somos templos individuais e separados; juntos, como igreja, formamos uma única casa onde Deus escolheu fazer Sua habitação. Essa morada se dá por meio do Espírito Santo na vida de cada cristão, mas que se expressa na coletividade da igreja, unindo-nos em um só propósito e identidade. Assim, é na comunhão e adoração em comunidade que experimentamos essa realidade.
O texto também nos exorta a manter a coragem e a esperança até o fim. A verdadeira fé não é uma emoção passageira, mas uma perseverança constante. Aqueles que permanecem firmes na fé em meio às provações, são aqueles que mostram ser realmente parte da casa de Deus. Essa esperança, que se manifesta na confiança e coragem, é um reflexo da presença de Deus em nós.
Portanto, somos chamados a nos mantermos firmes, sabendo que nossa segurança está em Cristo. Como igreja, sendo nós a habitação de Deus, recebemos a força do próprio Espírito Santo para permanecermos firmes nessa fé. Que cada um de nós persevere com coragem, sabendo que somos a casa de Deus e que, em unidade, somos fortalecidos por Sua presença.
Petição
Senhor, obrigado pelo privilégio de estar conectado a uma igreja local. Obrigado porque o Senhor não nos deixa sozinhos, mas habita em meio a nosso povo.
Aplicação
Serei intencional na comunhão com os irmãos.