Leitura: 1Coríntios 8

Seleção

Quanto à pergunta sobre a comida sacrificada a ídolos, sabemos que todos temos conhecimento a esse respeito. Contudo, o conhecimento traz orgulho, enquanto o amor fortalece. […] Não obtemos a aprovação de Deus pelo que comemos. Não perdemos nada se não comemos, e se comemos, nada ganhamos. Contudo, tenham cuidado para que sua liberdade não leve outros de consciência mais fraca a tropeçarem. Pois, se alguém vir você, que diz ter um conhecimento superior, comer no templo de um ídolo, acaso não será induzido a contaminar a própria consciência ao ingerir alimentos oferecidos a ídolos? Assim, por causa do seu conhecimento superior, um irmão fraco pelo qual Cristo morreu acaba se perdendo. E quando vocês pecam contra outros irmãos, incentivando-os a fazer algo que eles consideram errado, pecam contra Cristo. Portanto, se aquilo que eu como faz um irmão pecar, nunca mais comerei carne, pois não quero fazer meu irmão tropeçar.

1Co 8.1,8-13

Observação

Nesse capítulo, Paulo explica que comer comida sacrificada a ídolos não significa adorar esses deuses, pois, como sabemos, essas entidades sequer existem. Segundo ele, “há somente um Deus, o Pai, por meio de quem todas as coisas foram criadas e para quem vivemos. E há somente um Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem recebemos vida” (verso 6).

No entanto, aqueles que têm uma consciência fraca, ou seja, que são imaturos na fé e acreditam que isso é pecado, se vierem a comer tais alimentos, acabarão pecando. Não porque se trata de um pecado em si, mas porque eles consideram algo errado. E, por isso, tropeçarão.

Portanto, a exortação de Paulo é para que aqueles que já são mais maduros na fé evitem ser vistos praticando essas coisas. Não porque são pecaminosas em si, mas porque aqueles que são fracos na fé podem ser influenciados negativamente.

Assim, a ideia é que não usemos de nossa liberdade conquistada em Cristo para influenciar negativamente alguém imaturo na fé. Segundo Paulo, ter um conhecimento maduro a respeito de algo e não ter amor ao próximo é mero orgulho. Portanto, a orientação é buscar conhecimento e usufruir de nossa liberdade, mas sem influenciar negativamente um irmão mais fraco na fé.

Somos livres. Todas as coisas nos são lícitas, porém nem todas nos convêm. Estejamos atentos aos nossos atos para que não provoquemos escândalo naqueles que são mais imaturos. Que nosso conhecimento não seja uma pedra de tropeço para outros.

Petição

Senhor, se tenho usado minha liberdade como pedra de tropeço para outras pessoas, orienta-me!

Aplicação

Estarei mais atento às pessoas que estão ao meu redor.