Leitura: Salmos 135

Seleção

Sim, conheço a grandeza do Senhor; nosso Senhor é maior que qualquer outro deus. O Senhor faz tudo como deseja, nos céus e na terra, nos mares e em suas profundezas.

Salmos 135.5,6

Observação

Vivemos em uma época marcada por insegurança política e econômica e, por isso, muitos se sentem ansiosos diante das decisões arbitrárias que afetam o futuro de nossa nação. As mudanças constantes, as crises financeiras, a corrupção e a instabilidade governamental nos fazem perguntar: em quem podemos confiar? O Salmo 135 nos convida a voltar nossos olhos para o Senhor, o único que é digno de nossa confiança, acima de qualquer poder terreno.

A Bíblia nos ensina que Deus é soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre os governantes e as nações. No trecho destacado, o salmista afirma: “O Senhor faz tudo como deseja, nos céus e na terra, nos mares e em suas profundezas”. Isso significa que, apesar das incertezas e injustiças que vemos no mundo, nada escapa ao controle de Deus. Ele reina soberano sobre todas as decisões políticas e, por isso, cumprirá todos os Seus propósitos. Nossa esperança, então, não está nos governantes terrenos, mas no Rei dos reis.

Outro ponto destacado pelo Salmo 135 é a diferença entre o Deus vivo e os ídolos falsos. Nos versos 15-18, o salmista fala dos ídolos das nações: “Têm boca, mas não falam; olhos, mas não veem.” No contexto atual, esses ídolos podem ser representados por sistemas políticos, ideologias ou líderes que prometem segurança, mas não podem cumprir. Deus, por outro lado, vê e age em favor de Seu povo. Ele nos guarda e provê, mesmo quando as circunstâncias parecem caóticas.

Sob a perspectiva da Nova Aliança, essa segurança nos é assegurada por Cristo, que governa sobre tudo. Jesus nos ensina a não temer o amanhã, pois nosso Pai celestial cuida de nós (Mt 6.34). Mesmo em meio à instabilidade política e econômica, o Senhor permanece fiel. Ele continua sendo o nosso refúgio e força, especialmente nos momentos mais incertos.

Portanto, em vez de temer o futuro ou depender das promessas falíveis dos homens, voltemos nosso coração para Deus. Ele é nosso verdadeiro Rei e Provedor. Que possamos confiar Nele, sabendo que nada neste mundo está fora de Seu domínio. Porque, quando confiamos em Deus, encontramos paz em meio ao caos e segurança em meio à incerteza.

Petição

Senhor, ajuda-me a depositar minha confiança somente em Ti; portanto não permita que as incertezas da nossa nação interfiram na minha paz.

Aplicação

Exercitarei o descanso em Deus.