Leitura: João 20

Seleção

Jesus lhe disse: Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram. 

Jo 20.29

Observação/oração

Senhor Jesus, tantas vezes me vejo como Tomé. Uma fé enfraquecida, que busca sinais, que busca experiências sobrenaturais. Parece que preciso te ver para crer. Que, simplesmente ouvir falar a teu respeito não é suficiente.

Por isso, muitas vezes minhas orações parecem vazias e sem significado. Me pergunto se faz sentido conversar com um Deus com quem nunca convivi. Um Deus que sequer vi. Será que estou ficando louco? Será que estou perdendo tempo?

O que me garante que o Senhor realmente ressuscitou? Porque acreditar que vieste ao mundo causar uma revolução não é difícil. Tantos outros líderes já fizeram isso. Mas acreditar que Tu és o Filho de um Deus que detém todo o cosmos em suas mãos, é um pouco mais difícil.

Senhor Jesus, faço talvez, a oração mais sincera da minha vida. Sem saber se me ouves, oro. Aliás, sem saber se de fato Tu existe, eu oro.

E minha oração, hoje, não é pedindo sinais de tua existência. Não quero te pedir para aparecer em minha frente para que eu possa tocar em tuas feridas. Não estou te pedindo para ter uma experiência sobrenatural. Hoje, eu só Te peço uma coisa: aumenta minha fé.

Ajuda-me a ser bem aventurado, a ponto de crer sem ver. A ponto de falar e, aparentemente, não ouvir respostas. Se Tu existe; se a fé é um dom que vem de Ti; se o querer e o efetuar vem do teu Espírito; se de fato Tu vai terminar a obra que em mim iniciaste; por favor, aumenta minha fé.

Dê-me uma fé inabalável. Como uma criança, à beira da piscina, que se joga nos braços do pai porque tem certeza que ele a segurará; que assim seja minha fé. Não como a de Tomé, que precisava tocar em tuas feridas; mas como a fé de Abraão que largou a segurança de sua cidade para se aventurar em algo, simplesmente porque o Tu o chamou.

Senhor, sei que estás me chamando para algo mais profundo. Sei disso, não porque Te vejo ou te ouço. Mas porque, sem saber como explicar, enquanto aqui rasgo meu coração, sinto minha carne desejando o Senhor. Como pode? Não Te vejo e não Te ouço. Mas existe um desejo por Ti que não sei de onde vem.

Aliás, sei bem de onde vem. Parece loucura, mas vem do Senhor. Meu coração egoísta e orgulhoso, jamais desejaria isso. Obrigado, porque mesmo sem Te ver ou Te ouvir, percebo que estás operando em meu ser. Obrigado por essa fé embrionária. Sim, é pequena. Mas o suficiente para, hoje pela manhã, acordar, conversar contigo e seguir adiante, enfrentando mais um dia.

Aplicação

Seguirei pela fé.