Leitura: Salmos 103
Seleção
Todo o meu ser louve o Senhor; louvarei seu santo nome de todo o coração. Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos […] Louvem o Senhor todos os anjos, os poderosos que executam seus planos, os que cumprem cada uma de suas ordens. Sim, louvem o Senhor os exércitos de anjos, os que o servem e fazem sua vontade. Louve o Senhor tudo o que ele criou, todas as coisas em todo o seu reino. Todo o meu ser louve o Senhor.
Salmos 103.1,2-20,22
Observação
Neste Salmo, Davi destaca os inúmeros feitos de Deus. Segundo o autor, o Senhor é aquele que abençoa seu povo, perdoa os pecados, cura as doenças e está cheio de amor e misericórdia. Ele também afirma que o Senhor é justo e defende a causa dos oprimidos. Além disso, Deus é como um Pai bondoso e compassivo.
Devido a esses e outros atributos, Davi expressa seu louvor a Deus. Para isso, ele repete a palavra “louve” diversas vezes apenas neste Salmo. Na língua hebraica, essa palavra significa, literalmente, “joelhos”. A ideia aqui é de uma postura de adoração (de joelhos) por tudo que Deus é.
Essa postura indica total e completa rendição. É uma declaração de submissão, obediência, temor, respeito e dependência. Mostra que Davi tinha consciência de que tudo que havia de bom em sua vida não era mérito pessoal, mas a graça de Deus sobre ele. Também revela um desejo de viver em completa obediência ao Senhor.
E quanto a você? Ao analisar a sua própria vida, você se coloca nessa mesma postura de rendição a Deus? Obviamente, não me refiro à postura física, mas à atitude interior do seu coração. Você tem plena consciência de que tudo de bom em sua vida é fruto da graça do Senhor e não mérito seu? Porque até mesmo a disposição e a capacidade para trabalhar vêm do próprio Deus. Além disso, você vive uma vida de temor a Ele, reconhecendo a necessidade de viver em obediência em toda e qualquer situação?
Aqueles que se colocam nesse lugar de completa rendição experimentam o que Davi também disse no Salmo: 11Pois seu amor por aqueles que o temem é imenso como a distância entre os céus e a terra […] 17Mas o amor do Senhor por aqueles que o temem dura de eternidade a eternidade. Sua justiça se estende até os filhos dos filhos 18dos que guardam sua aliança, dos que obedecem a seus mandamentos.
Petição
Senhor, quero me render totalmente a Ti. Reconheço Tua graça, misericórdia e amor sobre minha vida.
Aplicação
Buscarei sempre viver em obediência a Deus.