Leitura: Salmos 54

Seleção

Vem com a força do teu nome, ó Deus, e salva-me! Defende-me com teu grande poder. Ouve minha oração, ó Deus; escuta minha súplica.

Salmos 54.1,2

Observação

Em um mundo competitivo como o nosso, não é incomum enfrentarmos perseguição e calúnia. Seja no trabalho, na família, entre amigos ou até mesmo na igreja, é fácil nos depararmos com pessoas próximas que nos perseguem e tentam interferir negativamente em nossas vidas.

Movidas pela inveja, muitas vezes essas pessoas criam situações ou inventam mentiras para nos diminuir e causar danos. E isso é exatamente o que Davi estava enfrentando, embora em uma escala muito maior. Ele estava sendo perseguido pelo Rei Saul que, cheio de inveja, tentava tirar a vida daquele que fora escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel.

Como você lida com perseguições e difamações? Muitos buscam fazer justiça com as próprias mãos, retaliando com fofocas e mentiras sobre seus perseguidores. No entanto, Davi foi um exemplo de como agir nessas situações.

Em duas ocasiões, ele teve a chance de se vingar de seu perseguidor. Seria fácil e, de certa forma, justificável. Era uma forma de autodefesa, já que Saul literalmente tentava matar Davi. Mas Davi entendeu que não poderia fazer justiça com as próprias mãos. Em vez disso, diante da perseguição, ele fugia e buscava a Deus em oração. Em vez de retaliar, ele suplicava por ajuda e proteção.

Creio que as perseguições são uma espécie de provação. São situações em que tanto nossa fé é testada, quanto temos a oportunidade de exercitá-la. Nessas circunstâncias, podemos revidar ou orar. Mas, sem dúvida, pedir proteção e interceder para que nosso ofensor se arrependa é um grande exercício de fé e amor.

Não podemos esquecer o ensinamento de Jesus no Sermão do Monte: “Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês” (Mateus 5:44). Se você está passando por uma situação de perseguição e difamação, experimente não revidar. Ao invés disso, pratique o amor e a intercessão por seu ofensor.

Petição

Senhor, ajuda-me a não querer fazer justiça com minhas próprias mãos. Ajuda-me a amar e a orar por aqueles que me perseguem e me difamam.

Aplicação

Exercitarei o amor por aqueles que me perseguem.