Leitura: Salmos 14

Seleção

Os tolos dizem em seu coração: “Não há Deus”. São corruptos e praticam o mal; nenhum deles faz o bem. O Senhor olha dos céus para toda a humanidade, para ver se alguém é sábio, se alguém busca a Deus. Todos, porém, se desviaram; todos se corromperam. Ninguém faz o bem, nem um sequer!

Salmos 14.1-3

Observação

Essa é a condição natural da humanidade: ninguém faz o bem, ninguém busca a Deus, todos estão corrompidos. Isso é o que os teólogos chamam de “depravação total”. A ideia por trás dessa doutrina é que todos herdamos as consequências do pecado de Adão e Eva. Eles, como representantes da raça humana, pecaram e transmitiram às gerações seguintes as consequências do pecado. Portanto, quando nascemos, já nascemos com a marca do pecado.

E não é difícil detectar esse fato na vida cotidiana. Não somente quando observamos as atrocidades que acontecem entre os homens, mas também nos pequenos (e grandes) pecados que identificamos nas nossas próprias vidas.

Você pode não se considerar um transgressor. Talvez se veja como alguém bom; afinal, não comete adultério, paga impostos e faz boas ações. Isso é louvável. No entanto, Deus nos convida a examinar os cantos mais obscuros de nossos corações. Você sabe daquele pecado que ninguém mais vê? Sabe as práticas que, aparentemente, não prejudicam ninguém? E os pensamentos que só você conhece?

A verdade é que “não há um justo sequer”. Por mais boas ações que realizemos, ninguém é completamente justo, o que significa que todos infringem a lei de Deus. E Ele não depende de câmeras de segurança ou de agentes fiscalizadores; Ele vê o que ninguém mais vê, inclusive o conteúdo de nossos pensamentos e corações.

Você deve estar se perguntando aonde estou indo com tudo isso. Não se preocupe, meu objetivo não é fazer você se sentir culpado e carregar um peso na consciência o dia todo. Quero apenas destacar o tamanho do amor que Deus tem por nós. Apesar de nossos pecados, Ele nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho para assumir a culpa por nossos erros. A morte do justo pelos injustos, o amor do Perfeito pelos imperfeitos. Você consegue conceber o tamanho desse amor?

Querido leitor, Deus está mostrando os seus pecados para que você perceba ainda mais o tamanho de Seu amor. O convite que Ele faz é simples: reconheça sua pecaminosidade, arrependa-se de seus pecados e entregue sua vida a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.

Oração

Senhor Deus perdoa minhas transgressões. Ajuda-me a viver uma vida que expresse minha gratidão por esse imenso amor que tens por mim.

Aplicação

Viverei uma vida de obediência.