Leitura: Salmos 110

Seleção

O Senhor disse ao meu Senhor: “Sente-se no lugar de honra à minha direita, até que eu humilhe seus inimigos e os ponha debaixo de seus pés”. O Senhor estenderá seu reino poderoso desde Sião; você governará seus inimigos.

Salmos 110.1,2

Observação

Ao observarmos o noticiário, percebemos que o mundo está em uma situação crítica. Guerras, corrupção, uso de drogas, perversão dos conceitos de gênero e família, sexualização infantil, entre tantas outras barbáries, dominam as manchetes. Ao nos aprofundarmos nessas notícias, nossos corações começam a ficar preocupados e ansiosos. A impressão que temos é que o mundo está se deteriorando rapidamente e que, se Deus não intervir, a humanidade entrará em colapso.

Talvez você se pergunte onde está Deus diante desse aparente caos. Será que Ele “lavou as mãos” e entregou a humanidade à própria sorte? Estamos como um barco desgovernado na correnteza de um rio turbulento?

Neste Salmo, Davi ilustra uma possível conversa entre Deus Pai e o aguardado Messias. Precisamos lembrar que o Rei Davi viveu aproximadamente 1000 anos antes de Jesus, mas já escrevia profeticamente sobre Sua vinda. Aqui, Deus Pai estaria dizendo ao Deus Filho (Jesus) para assentar-se à Sua direita. Sentar-se à direita do Pai significa ocupar um lugar de honra e domínio. O Pai estaria entregando ao Filho o domínio sobre toda a criação.

O autor da carta aos Hebreus (Hb 1.3, Hb 10.12, Hb 12.2) nos diz que Jesus, depois de ter morrido de forma humilhante para pagar o preço pelos nossos pecados, foi exaltado pelo Pai e colocado para assentar-se à Sua direita, de onde sustenta todas as coisas pela palavra de seu poder (Hb 1.3).

Isso significa que o mundo não é um barco à deriva. Não fomos entregues à própria sorte. Jesus está na “sala de comando do universo”. Claro que as forças malignas trabalham arduamente para atrapalhar os planos de Deus, e isso se evidencia pelas barbáries que vemos no noticiário. Mas isso é temporário. Gradativamente, Deus Pai colocará os Seus inimigos sob os pés de Cristo.

Portanto, apesar dos males que presenciamos nesse mundo caído, precisamos confiar que Jesus está no controle de tudo e que o aparente mal que vemos redundará em uma glória muito maior. É verdade que não conseguimos compreender como isso se dará, mas o fato é que Jesus reina e, em tempo oportuno, todos os seus inimigos se prostrarão diante de Sua alteza real, Jesus Cristo e, então, experimentaremos uma eternidade livre de qualquer tipo de mal.

Petição

Senhor, ajuda-me a descansar nessas verdades. Ajuda-me a experimentar a tua paz em meio ao aparente caos.

Aplicação

Refletirei mais sobre o poder de Cristo.