Leitura: 1Coríntios 3

Seleção

Irmãos, quando estive com vocês, não pude lhes falar como a pessoas espirituais, mas como se pertencessem a este mundo ou fossem criancinhas em Cristo. Tive de alimentá-los com leite, e não com alimento sólido, pois não estavam aptos para recebê-lo. E ainda não estão, porque ainda são controlados por sua natureza humana. Têm ciúme uns dos outros, discutem e brigam entre si. Acaso isso não mostra que são controlados por sua natureza humana e que vivem como pessoas do mundo? 

1Coríntios 3.1-3

Observação

Nesse começo do capítulo 3, Paulo está se referindo aos cristãos da igreja de Corinto como imaturos. Assim como criancinhas que não podem comer alimento sólido, eles não estavam prontos para receber um alimento espiritual mais substancial, tamanha era sua imaturidade.

É natural que alguém recém-convertido receba o conteúdo bíblico de forma mais “mastigada” para que consiga compreender. No entanto, espera-se que, com o tempo, o cristão sinta interesse em aprofundar-se no conhecimento bíblico e “ingerir alimento espiritual mais sólido”. Além disso, é esperado que, à medida que o tempo passa, o cristão coloque esse conhecimento em prática, amadurecendo e se assemelhando cada vez mais a Jesus.

Ao ler o capítulo 3, fica claro que eles não avançavam na vida cristã em termos práticos. Por isso, nunca estavam preparados para alimentos mais sólidos. Eles ficavam estagnados nas coisas básicas da vida cristã, como tomar partido dentro da igreja. Formavam-se grupos e cada um se considerava seguidor de um líder diferente. Ciúmes, brigas e discussões eram comuns, o que levou Paulo a concluir que eles eram controlados pela natureza humana e viviam como as pessoas do mundo.

Infelizmente, a imaturidade ainda é uma característica presente em muitas igrejas ao redor do mundo. Cristãos que não se aprofundam no conhecimento bíblico, na intimidade com Deus e tampouco evoluem em suas práticas diárias. Como bebês espirituais, acabam mais envergonhando o nome de Jesus do que verdadeiramente O honrando.

Quando fazemos uma rápida análise de nossa vida, o que vemos? Tente refletir sobre o quanto você cresceu nos últimos 5 anos. Se a conclusão não for muito satisfatória, sugiro que tome uma decisão radical. Mergulhe profundamente na oração, na leitura da Bíblia e na vida com sua igreja local. Dessa forma, gradualmente, você crescerá e se tornará mais semelhante a Jesus. O que está esperando? Tome essa decisão radical e cresça!

Petição

Senhor, ajuda-me a crescer em Ti. Ajuda-me a me parecer cada dia mais contigo.

Aplicação

Intencionalmente, buscarei ser mais parecido com Jesus.