Leitura: Salmos  25

Seleção

Ó Senhor, a ti entrego minha vida; confio em ti, meu Deus! […] Mostra-me o caminho certo, Senhor, ensina-me por onde devo andar. Guia-me pela tua verdade e ensina-me, pois és o Deus que me salva; em ti ponho minha esperança todo o dia.

Salmos 25.1,2-4,5

Observação 

Davi, autor deste Salmo, era um grande estadista. Rei de Israel e chefe de um grande exército, comandava milhares de homens. Todos os dias tomava decisões de caráter político, econômico e estratégico. Era um grande líder que conduzia muito bem o Reino de Israel. Mesmo ocupando uma posição de grande influência e liderança, Davi mantinha um profundo senso de dependência de Deus. A autonomia, o orgulho e a arrogância não eram marcas na vida deste homem que confiava profundamente no Senhor. Buscava incessantemente a orientação divina, suplicando para que Deus mostrasse o caminho certo e guiasse seus passos de acordo com as verdades divinas. Apesar de sua força e habilidade como líder, Davi depositava sua esperança no Senhor, submetendo todas as áreas de sua vida à vontade de Deus.

Ao considerar essa característica marcante de Davi, é válido refletirmos sobre a nossa própria vida. Você se percebe como alguém autônomo ou dependente de Deus? Em uma cultura marcada por influências pós-modernas e teorias de autoajuda, pode ser que, sem perceber, você tenha adotado uma perspectiva oposta à de Davi. Talvez, ao longo dos anos, tenha buscado ser o protagonista de sua própria história, o arquiteto de seu destino. Embora essa abordagem ofereça ensinamentos práticos válidos, existe o risco de se tornar autônomo em relação a Deus. Nesse cenário, a pessoa pode ver Deus como uma ferramenta para alcançar suas metas pessoais, em vez de submeter-se ao Senhor em todas as áreas de sua vida.

Porém, isso é muito sutil. Porque pessoas com essa visão de mundo frequentam igrejas, fazem suas orações, são pessoas generosas, mas não estão sob o senhorio de Jesus, porque são os donos da própria vida. Sua relação com Deus é um mero check na inúmera lista de afazeres. Elas são donas de si mesmas, escrevem a própria história, decidem por conta própria os caminhos a seguir e, no máximo, procuram ter uma vida que segue princípios morais cristãos. Percebe como é sutil?

Por outro lado, pessoas que se renderam ao senhorio de Cristo, estão entregues a Ele. Não O veem como uma ferramenta de promoção pessoal, mas como o Dono de suas vidas. Entregam-se de tal forma, que confiam plenamente na condução de seus passos. Independentemente da área da vida, não tomam uma decisão sem antes consultarem a Deus. São zelosas e temem não estar em obediência. Buscam a segurança que somente Deus pode proporcionar e entregam o futuro em Suas mãos. E isso não significa inatividade, mas sim uma profunda intimidade com Deus a ponto de poder declarar: “já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim!”. Quem é o dono de sua vida?

Petição

Senhor Deus, minha vida é Tua! Seja feita a Tua vontade em todos os meus dias! Ajuda-me a estar sensível às Tuas direções! Ajuda-me a percorrer Teus caminhos!

Aplicação

Subjugarei todas as áreas de minha vida ao senhorio de Cristo.