Leitura: Gênesis 32
Seleção
Com isso, Jacó ficou sozinho no acampamento. Veio então um homem, que lutou com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia vencer, tocou a articulação do quadril de Jacó e a deslocou. O homem disse: “Deixe-me ir, pois está amanhecendo!”. Jacó, porém, respondeu: “Não o deixarei ir enquanto não me abençoar”.
Gênesis 32.24-26
Observação
Todos nós já passamos por momentos em que sentimos que estamos lutando contra algo maior do que nós mesmos. Vemos que, em Gênesis 32, Jacó experimentou isso literalmente. Durante a noite, ele se encontrou sozinho e entrou em uma luta misteriosa com um homem, que depois foi revelado como sendo o próprio Deus. Esse embate não foi apenas físico, mas espiritual. Jacó, que sempre tentou resolver seus problemas com sua astúcia e força, agora precisava aprender a depender totalmente de Deus.
Esse episódio ilustra a batalha espiritual que ocorre na vida de todo cristão. Deus permite que passemos por provações não para nos destruir, mas para nos transformar. Jacó só recebeu a bênção quando reconheceu sua limitação e se agarrou a Deus, pedindo Sua graça. O toque divino em sua coxa o deixou manco, um sinal visível de sua dependência do Senhor.
Muitas vezes, tentamos resolver nossas crises confiando apenas em nossas habilidades e planos. Mas Deus nos leva a situações em que a única saída é nos render a Ele. A verdadeira transformação acontece quando paramos de lutar sozinhos e aprendemos a confiar em Sua soberania e poder.
Se hoje você sente que está em uma batalha espiritual, não resista a Deus. Agarre-se a Ele e permita que essa luta transforme seu coração. Assim como Jacó, você sairá marcado para sempre, no entanto, sairá abençoado.
Petição
Senhor, ajuda-me a depender de Ti. Não permita que eu confie em mim mesmo, mas na Tua graça.
Aplicação
Confiarei e dependerei do Senhor.