Leitura: Salmos 45

Seleção

Ouça, ó filha de rei; leve a sério o que digo. Esqueça seu povo e sua família,pois o rei, seu marido, se encanta com sua beleza; honre-o, pois ele é seu senhor. A cidade de Tiro a cobrirá de presentes, os ricos suplicarão por seu favor. A princesa é uma linda noiva, belíssima em seu vestido dourado. Em suas roupas bordadas, é levada até o rei, acompanhada de suas damas de honra. Formam um grupo alegre e festivo que entra no palácio real.

Salmos 45.10-15

Observação

Alguns teólogos sugerem que este Salmo foi escrito por algum dos mestres que serviam no palácio real durante o reinado do rei Salomão. Ele estaria descrevendo o casamento entre o rei e uma mulher, possivelmente egípcia, que deveria abandonar seu povo e sua família para se unir ao seu marido. No entanto, esses teólogos também concordam que se trata de um salmo messiânico, ou seja, que ilustra o casamento entre Jesus e Sua noiva, a igreja.

Este é um mistério que entenderemos em sua plenitude somente quando Jesus retornar. No entanto, a Bíblia já nos traz alguns ensinamentos nesse sentido, quando ilustra a relação entre Jesus e a igreja como a de um noivo e sua noiva que aguardam ansiosamente o dia do casamento. Durante esse período de espera, a noiva se prepara para o grande dia.

João afirma em Apocalipse: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou” (Ap 19.8). Imagine o grandioso dia em que nos encontraremos com Jesus. Será um dia de grande festa, pois finalmente veremos o Noivo face a face. Viveremos por toda a eternidade ao lado d’Ele, em um lugar onde não haverá mais choro, dor, pecado, sofrimento ou morte. Haverá apenas a alegria de estar diante de Jesus por toda a eternidade.

Entretanto, fica claro que estamos vivendo a fase de preparação para o casamento. Nessa mesma passagem de Apocalipse, João declara: “A ela foi permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Ap 19.8). A ideia aqui é que uma vida de obediência, caminhando em justiça, é como uma roupa sendo cuidadosamente preparada para adornar a noiva. Nossas boas obras e nossa obediência são como vestes que embelezam ainda mais a igreja de Jesus.

Portanto, encare sua vida com dois grandes anseios. O primeiro é o desejo de viver cada vez mais uma vida de obediência a Deus, pois essa é uma forma de tornar a noiva de Jesus cada vez mais bela. E o segundo desejo que deve arder em nosso coração diz respeito ao grande e glorioso dia. Que estejamos ansiosos e preparados para a vinda do Noivo. Que todos os dias ansiemos por esse tempo em que viveremos eternamente em uma “lua de mel” com nosso Senhor Jesus.

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a me preparar para esse glorioso dia. Que meu coração anseie pela vinda de Jesus, mais do que por qualquer outra coisa.

Aplicação

Refletirei mais sobre a vinda de Jesus.