Leitura: Gênesis 16
Seleção
Gn 16.1Sarai, mulher de Abrão, não havia conseguido lhe dar filhos. Tinha, porém, uma serva egípcia chamada Hagar. 2Sarai disse a Abrão: “O Senhor me impediu de ter filhos. Vá e deite-se com minha serva. Talvez, por meio dela, eu consiga ter uma família”. Abrão aceitou a proposta de Sarai.
Gênesis 16.1,2
Observação
Abrão iniciou sua jornada com fé, deixando sua terra para seguir a promessa de Deus. Ele recebeu a palavra de que teria uma descendência numerosa, mas os anos passaram, e o filho prometido não veio. A espera se tornou difícil, e Sarai, sua esposa, sugeriu uma solução: que Abrão tivesse um filho com Hagar, sua serva. Em vez de confiar no tempo de Deus, ele aceitou essa alternativa humana para tentar antecipar o cumprimento da promessa.
Quantas vezes fazemos o mesmo? Deus nos dá uma promessa, um chamado, uma direção, mas quando a espera se prolonga, começamos a duvidar. Tentamos resolver as coisas do nosso jeito, forçar circunstâncias, tomar atalhos. Achamos que estamos ajudando Deus, mas na verdade, estamos apenas complicando o processo.
O resultado da escolha de Abrão foi conflito e sofrimento. O que parecia uma solução rápida trouxe divisão para sua casa e dor para Hagar. Isso nos ensina que toda tentativa de apressar os planos de Deus gera consequências. Ele tem um tempo certo para cumprir Suas promessas, e nosso papel é confiar, mesmo quando tudo parece demorado.
Se você está esperando algo que Deus prometeu, não tente tomar atalhos. A fé não apenas nos faz caminhar, mas também nos ensina a esperar. No tempo certo, Deus cumpre tudo aquilo que Ele prometeu.
Petição
Senhor, ajuda-me a aprender a esperar em Ti e a confiar nos teus processos.
Aplicação
Exercitarei a paciência.