Leitura: João 11

Seleção

Jesus chorou.

Jo 11.35

Observação 

Lázaro, amigo íntimo de Jesus, havia morrido há quatro longos dias. Seu corpo, agora em estado de decomposição, exalava um odor terrível. Muitos tinham esperado ansiosamente que Jesus chegasse antes da partida de Lázaro, na esperança de um milagre que não se concretizou. A morte parecia ter triunfado; Lázaro estava morto.

Mas diante dessa terrível realidade, uma cena inesperada se desenrolou. Jesus, o Filho de Deus, o Verbo encarnado, o Rei dos reis e Senhor dos senhores estava profundamente comovido e não conteve suas lágrimas. Ele chorou pela perda de seu amigo, demonstrando a sensibilidade de sua humanidade.

Compreenda bem, Jesus não é um mero arquiteto que simplesmente projeta uma obra e não se envolve emocionalmente. Ele não é um mero construtor de destinos, alguém que cria e abandona suas obras. Ele não é um observador distante de nossas vidas. Ele é o Deus que criou céus e terra mas que se envolve profundamente em nossa jornada, que compartilha de nossas dores, tristezas e angústias. Isso significa que Jesus não é indiferente ao nosso sofrimento. Ele se compadece, chora conosco em nossas aflições, e sente cada lágrima que derramamos. No entanto, muitas vezes, seu agir parece demorar e, por isso, perdemos a esperança. Talvez você esteja passando por uma situação semelhante à de Lázaro, onde parece não haver mais solução.

Mas é preciso compreender que Jesus sabe o que faz. Há um propósito divino em cada momento de nossa vida, mesmo nos mais sombrios. Às vezes, o tempo de espera é necessário para que Deus revele Sua glória por meio de nossa situação.

O sofrimento pode parecer interminável, as dores podem corroer a alma, as enfermidades podem minar nossas forças, e a morte pode parecer iminente. No entanto, tenha fé, pois, no momento oportuno, a voz de Jesus ecoará em sua vida, assim como ecoou em direção àquele túmulo: “Lázaro, vem para fora!”. Nesse instante, você testemunhará o poder e a autoridade do Senhor do universo. O que parecia impossível encontrará solução. Portanto, nosso maior desafio é aprender a esperar, confiando que Jesus está cuidando de tudo.

Diante disso, Jesus convida você a experimentar a paz que excede o entendimento. Pois como Ele declarou naquele dia, “Essa enfermidade não é para morte, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.” Suas lágrimas serão transformadas em alegria, e a glória de Deus será revelada em sua vida.

Oração

Querido Jesus, ensina-me a esperar. Dê-me paciência e perdoa minha ansiedade de querer tudo resolvido no meu tempo. Sei que existem tempos para todas as coisas. Sei que és soberano sobre céus e terra, e sei que me amas. Por isso, sei que posso descansar. Obrigado!

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus