Leitura: Salmos 109

Seleção

Ó Deus, a quem eu louvo, não permaneças calado, enquanto os perversos me caluniam e falam mentiras a meu respeito. Eles me cercam de palavras odiosas e me atacam sem motivo. Retribuem meu amor com acusações, mesmo enquanto oro por eles. Pagam-me o bem com o mal, e o amor, com o ódio.

Salmos 109.1-5

Observação 

No Salmo 109, Davi clama por um juízo divino contra aqueles que espalhavam mentiras sobre ele. Em sua defesa, ele diz que esses homens o caluniavam e o atacavam sem motivo. Enquanto ele orava por eles, eles o acusavam. Enquanto ele ofertava amor, eles pagavam com ódio.

Nós mesmos, em diferentes proporções, costumamos sofrer esse tipo de injúria. Pessoas podem falar mal a nosso respeito, espalhando mentiras e calúnias. Nossa reputação pode ser manchada por aqueles que menos esperamos. Muitas vezes, é difícil compreender por que agem dessa forma. Talvez sejam motivados por ciúmes, inveja, ou por uma decepção conosco.

O fato é que não estamos livres de injúria e difamação. Então, como proceder diante de situações assim? Davi, à luz da Antiga Aliança, rogava para que Deus fizesse justiça com seus caluniadores. Ele clamava para que Deus julgasse a causa, declarasse culpadas aquelas pessoas e as amaldiçoasse.

Particularmente, não sugiro que você retribua dessa forma àqueles que espalham mentiras a seu respeito. À luz da Nova Aliança (tempo em que vivemos hoje), Jesus nos ensina a amar até mesmo nossos inimigos. No Sermão do Monte, Jesus ensina que a vingança não pode ser uma arma de seus seguidores. Eles devem não somente amar os inimigos, como também orar por aqueles que os perseguem. Esse é o padrão ensinado por Jesus, que orava até mesmo por seus algozes.

No fim das contas, o próprio Rei Davi, apesar de pedir a justiça de Deus, sabia que o Senhor era maior. Ele disse no verso 28: “Que importa se me amaldiçoarem? Tu me abençoarás!” Diante da onipotência de Deus, a maldição dos homens é impotente. Aqueles que estão sob as bênçãos de Deus não precisam se preocupar com as maldições espalhadas sobre eles.

Portanto, se você tem sido difamado por pessoas distantes ou mesmo próximas, fique tranquilo. Porque se você é um filho amado de Deus, saiba que Ele está cuidando de você e nada sairá do controle do seu controle onipotente. Então, perdoe essas pessoas, ore por elas e, quando possível, sirva-as.

Petição

Senhor, ajuda-me a não me deixar abalar por aqueles que espalham mentiras a meu respeito. Ajuda-me a amá-los. 

Aplicação

Exercitarei o amor por aqueles que me perseguem.