Leitura: Lucas 17

Seleção

De caminho para Jerusalém, Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e gritaram: Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós! Ao vê-los, Jesus disse: Vão e apresentem-se aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. E este era samaritano. Então Jesus perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? E lhe disse: Levante-se e vá; a sua fé salvou você. 

Lc 17.11-19

Observação 

A lepra é uma doença terrível. Também conhecida como hanseníase, pode causar deformidades nas extremidades, perda de sensibilidade, manchas, formigamento e até cegueira. Naquela época, não havia tratamento adequado, e devido ao alto grau de contágio, colônias de leprosos eram criadas, onde viviam isolados. Além disso, para os judeus, a lepra tornava a pessoa impura, impossibilitando-a de realizar sacrifícios no Templo. Essas pessoas viviam à margem da sociedade, e entre os dez homens mencionados na passagem, provavelmente havia judeus e samaritanos, povos inimigos que, na adversidade, estavam unidos.

De longe, eles avistaram Jesus e clamaram por misericórdia. A instrução do Mestre foi que procurassem os sacerdotes, que eram as autoridades sanitárias responsáveis por diagnosticar a lepra ou reconhecer a cura. Obedecendo a orientação, foram curados milagrosamente.

O que nos chama a atenção é que apenas um dos dez homens voltou para agradecer e prestar louvor a Jesus. Surpreendentemente, esse homem era samaritano, não sendo judeu como Jesus. Esse episódio ilustra uma realidade comum: muitas pessoas se aproximam de Jesus apenas quando precisam de algo, como cura física, provisão financeira ou restauração no casamento. No entanto, após receberem a bênção, frequentemente se esquecem dAquele que operou o milagre, revelando ingratidão. Por outro lado, pessoas verdadeiramente agradecidas não apenas dizem “obrigado”, mas expressam sua gratidão por meio de atitudes práticas.

O samaritano voltou a Jesus para agradecer e oferecer louvor, demonstrando um coração realmente grato. Por causa disso, não apenas recebeu cura física, mas também cura espiritual. Enquanto os nove homens foram considerados purificados pelos sacerdotes, o samaritano foi declarado SALVO pelo Filho de Deus. Sua gratidão resultou em algo muito mais valioso.

Que as bênçãos que você recebeu se transformem em gratidão sincera, manifestada através de obediência prática. Seja verdadeiramente grato Àquele que não apenas cura nossas mazelas físicas, como também tem o poder de salvar nossas almas da condenação eterna.

Oração

Obrigado Jesus, por tudo que me tens feito. Ajuda-me a expressar de forma prática toda gratidão que tenho ao Senhor.

Aplicação

Intencionalmente, buscarei obedecer a Deus, como expressão de gratidão.