Leitura: Lucas 11

Seleção

Aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava no meio da multidão, disse a ele, erguendo a voz: Bem-aventurado o ventre que concebeu você e os seios que o amamentaram! Jesus, porém, respondeu: Pelo contrário! Mais bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! 

Lc 11.27-28

Observação 

Após expulsar um demônio de uma pessoa que estava impossibilitada de falar, Jesus atraiu a admiração das multidões. As pessoas ficaram maravilhadas com o milagre que testemunharam, pois a pessoa recuperou a capacidade de falar. Aproveitando o momento, Jesus ofereceu um profundo ensinamento sobre a chegada do Reino de Deus e a autoridade para expulsar demônios.

Nesse contexto, uma mulher da multidão ergueu a voz e proclamou o quanto Maria, mãe de Jesus, era bem-aventurada por tê-Lo concebido. Jesus não a repreendeu, mas enfatizou que ainda mais bem-aventurados são aqueles que ouvem os seus ensinamentos e os praticam.

A palavra “bem-aventurado” carrega um significado profundo, denotando bênção, felicidade e realização. Indica que uma pessoa bem-aventurada é aquela que encontra contentamento, satisfação e verdadeira felicidade. Essa felicidade não está vinculada apenas a colecionar momentos positivos na vida, mas é um estado de espírito que transcende as circunstâncias adversas. É uma paz que ultrapassa o entendimento humano, independente das situações ao redor.

Quem não deseja viver nesse estado de espírito? Quem não gostaria de ser bem-aventurado? A receita para alcançar esse estado de contentamento é simples, porém poderosa: OUVIR a Palavra de Deus e PRATICAR o que foi aprendido. Esses dois passos estão intrinsecamente ligados e não podem ser separados. A felicidade genuína não reside apenas em adquirir conhecimento sobre a Palavra de Deus, mas em vivenciá-la na prática.

Jesus está comunicando que Maria, sua mãe, teria motivos para ser realmente feliz se, de fato, obedecesse seus ensinamentos. Essa verdade é aplicável a nós também. A busca por felicidade no mundo, através de conquistas, sucesso e experiências, encontra sua essência na simplicidade de uma vida de obediência aos ensinamentos de Jesus. Felizes são aqueles que, independentemente de suas posses materiais ou nível de conhecimento intelectual, se comprometem a OUVIR os ensinamentos de Jesus e, dia após dia, colocam-nos em PRÁTICA.

Você considera a si mesmo uma pessoa bem-aventurada? Experimente a plenitude da vida através da obediência aos ensinamentos de Jesus.

Oração

Senhor Jesus, peço que teu Espírito Santo me capacite a Te obedecer cada dia mais. Ajuda-me a ser parecido Contigo e a experimentar uma vida de verdadeiro contentamento.

Aplicação

Continuarei buscando viver em obediência.