Leitura: Provérbios 8
Seleção
Escolham minha instrução em vez da prata e o conhecimento em vez do ouro puro. Pois a sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela. “Eu, a Sabedoria, moro com a prudência; sei onde encontrar conhecimento e discernimento. Quem teme o Senhor odeia o mal; portanto, odeio o orgulho e a arrogância, a corrupção e as palavras perversas. O bom senso e o sucesso me pertencem, o discernimento e o poder são meus.
Provérbios 8.10-14
Observação
Enquanto uns buscam acumular bens materiais, outros buscam a sabedoria para conduzir suas vidas. Para Salomão, o homem mais rico de seu tempo, a sabedoria era algo muito mais valioso do que o ouro ou a prata.
Mas o que é a sabedoria? Ser sábio não é, necessariamente, estar cheio de conhecimento. Uma pessoa pode não ter tanta informação a respeito da vida; no entanto, é uma pessoa sábia. Isso porque a sabedoria refere-se à habilidade de colocar em prática todo conhecimento de maneira eficiente e benéfica. Por isso, é possível que uma pessoa seja cheia de informação, mas não possua sabedoria.
Pessoas sábias têm alta capacidade de discernimento e conseguem julgar as situações de maneira isenta. Ainda que estejam carregadas de emoções, conseguem administrá-las, deixando suas percepções livres de qualquer viés. Por isso, são capazes de tomar decisões sensatas, resolver problemas complexos e agir de forma ética.
A sabedoria também está atrelada à prudência e ao bom senso. Decisões não são tomadas sem antes avaliar os custos. Essas pessoas não se deixam influenciar pela opinião dos outros e, firmes em suas resoluções, mantêm-se coerentes, estáveis e consistentes. Também não se deixam levar por ventos de doutrina, porque são alicerçadas na sabedoria divina.
Essa virtude está completamente enraizada no temor a Deus. Pessoas tementes ao Senhor agarram-se à sabedoria divina e, por isso, odeiam o mal, o orgulho, a arrogância, a corrupção e as palavras perversas.
Por fim, aqueles que semeiam a sabedoria em suas vidas, em tempo oportuno colherão uma vida abundante, como o próprio Salomão disse no final deste Provérbio: “Felizes os que me ouvem, que ficam à minha porta todos os dias, esperando por mim na entrada de minha casa! Pois quem me encontra, encontra vida e recebe o favor do Senhor” (Pv 8.34,35). Quem semeia as sementes da sabedoria colherá os frutos da felicidade, da vida e do favor do Senhor.
Petição
Senhor Deus, dê-me a tua sabedoria para conduzir minha vida e influenciar positivamente aqueles que estão ao meu redor.
Aplicação
Buscarei em Deus a sabedoria.