Leitura: Salmos 128

Seleção

Como é feliz aquele que teme o Senhor, que anda em seus caminhos! Você desfrutará o fruto de seu trabalho; será feliz e próspero. Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa. Esta é a bênção do Senhor para aquele que o teme.

Salmos 128.1-4

Observação 

Há poucos dias, um amigo querido da época em que eu era solteiro viu uma foto da minha família que eu havia postado em uma rede social. Ele então me enviou uma mensagem sugerindo que eu havia “ganhado na mega-sena.” O que ele queria dizer era que aquela imagem representava a verdadeira felicidade, a qual dinheiro nenhum pode comprar. Na foto estavam meus verdadeiros tesouros na Terra: minha esposa, minhas filhas e eu. Uma família comum, mas que, por se render a Jesus, vive o extraordinário no cotidiano.

É sobre isso que o salmista fala no Salmo 128. Segundo ele, a verdadeira felicidade é encontrada por aqueles que temem ao Senhor. Temer a Deus não é ter medo, mas sim uma reverência profunda que se traduz em obediência. O temor ao Senhor é o alicerce de uma vida abençoada. Isso se manifesta em escolhas e atitudes que honram a Deus. Na prática, significa colocar Deus em primeiro lugar em nossas decisões diárias e viver de acordo com Seus princípios.

O salmo promete que aqueles que temem ao Senhor desfrutarão dos frutos do seu trabalho. Quando trabalhamos com integridade e confiamos em Deus, Ele nos abençoa com o resultado do nosso esforço. A prosperidade aqui vai além dos bens materiais; ela inclui a satisfação e a paz interior que vêm de um trabalho bem feito e abençoado por Deus.

A imagem da esposa como videira frutífera e dos filhos como brotos de oliveira simboliza uma família abençoada e próspera. No contexto bíblico, a videira e a oliveira representavam bênção, alegria e continuidade. Este versículo ressalta a importância de cultivar um ambiente familiar saudável e cheio de amor. Isso exige investimento de tempo e esforço nas relações familiares, buscando o bem-estar espiritual, emocional e físico dos membros da família. A verdadeira prosperidade inclui um lar harmonioso e abençoado por Deus.

E você? Tem experimentado essa verdadeira felicidade no seu dia a dia? Infelizmente, muitos cristãos têm negligenciado esses fundamentos básicos em troca de migalhas de prazer momentâneo e futilidades. Não percebem que tudo isso é uma ilusão… Por isso, oro para que você encontre a felicidade de alguém que teme ao Senhor! Que você também “ganhe na mega-sena” junto à sua família! Isso, sim, é sucesso!

Petição

Senhor, peço que abençoe o leitor. Que o Senhor lhe proporcione uma vida feliz e abençoada. 

Aplicação

Exercitarei a gratidão por tudo que tenho vivido.