Dia 19: A quem você obedece? César ou Jesus?

Leitura: João 19

Seleção

E era a preparação da Páscoa, por volta do meio-dia. E Pilatos disse aos judeus: Eis aqui o rei de vocês. Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifique-o! Então Pilatos perguntou: Devo crucificar o rei de vocês? Os principais sacerdotes responderam: Não temos rei, senão César! 

Jo 19.14-15

Observação 

Jesus havia sido capturado. Estava sob o domínio dos oficiais romanos que buscavam um motivo para executá-Lo. Pôncio Pilatos, governador romano da província da Judeia, entendia que não havia motivos e deveria soltá-Lo. Mas, pressionado pelo povo judeu, acaba entregando Jesus para a crucificação.

O que chama a atenção nessa passagem é o fato de que os principais sacerdotes judeus estavam diante do Filho de Deus e não O reconheceram como tal. Pilatos O apresentou como Rei dos judeus, mas estes entendiam que César, o Imperador Romano, era seu rei. O Messias esperado estava diante deles e, em vez de se submeterem ao seu domínio, submeteram-se ao domínio de César.

E você? Quem é o seu rei? A quem você presta obediência? 

Nós, cristãos, ainda que devamos obedecer às leis que regem nossa nação, precisamos ter a consciência de que somos cidadãos de um Reino espiritual que tem suas leis e seu próprio Rei, Jesus. Desse Reino invisível, somos embaixadores; representamos nosso Rei em “terra estrangeira”. Por isso, devemos viver segundo os costumes e as práticas do Reino que representamos.

No entanto, essa terra estrangeira onde vivemos oferece um cardápio de opções tão atrativas que nos fazem esquecer de nosso Reino de origem. Facilmente esquecemos do nosso Rei e prestamos “obediência a César”. Faça uma autoavaliação. Como você tem se portado diante das circunstâncias que o levam à desobediência ao Rei Jesus? Você tem consciência de que está, deliberadamente, infringindo as leis desse Reino celestial?

Meu convite é para que você tome consciência desse Reino espiritual e de nosso Rei, Jesus. Ele tem o domínio sobre céus e terra. Ele tem o domínio sobre as nossas vidas. Como seus súditos, Ele espera de nós obediência. Mas, diferente de qualquer outro rei ou imperador que domina um povo sob ameaças e com o uso da força, nosso Rei Jesus nos domina com seus laços de amor. Ele nos atrai para esse Reino de uma forma irresistivelmente amorosa. Diante disso, nossa resposta de obediência se torna leve. Gratos por esse amor, obedecemos.

Oração

Querido Jesus, obrigado por me fazer cidadão do teu Reino. Tenho consciência da responsabilidade de obedecer, por isso, peço-Te que me ajude a viver uma vida digna de um embaixador do Reino dos céus.

Aplicação

Buscarei sempre obedecer.