Leitura: 1Coríntios 1

Seleção

A mensagem da cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos ela é o poder de Deus. Como dizem as Escrituras: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Diante disso, onde ficam os sábios, os eruditos e os argumentadores desta era? Deus fez a sabedoria deste mundo parecer loucura.

1Coríntios 1.18-20

Observação

Dinheiro, fama, prestígio e sucesso. Não faltam cursos na internet sobre como se desenvolver profissionalmente e conquistar o topo na carreira. Definitivamente, é o que a maioria da população deseja e é por isso que esses cursos vendem aos montes.

Vivemos imersos em uma cultura de consumo e de abundância, onde a mensagem da cruz continua sendo vista como absurda para muitos. A ideia de alguém inocente sendo abandonado pelos amigos e morrendo como um criminoso parece ir contra a lógica do sucesso propagada pela internet.

Mas essa é a essência do Evangelho – uma mensagem sobre perder para que outros ganhem; sobre morrer para que outros vivam. Por isso essa mensagem parece loucura para o mundo. E, de fato, segundo a lógica do acúmulo e da vantagem, não parece fazer sentido.

Mas essa mensagem, segundo o apóstolo Paulo, é o poder de Deus que salva pecadores. Porque todos aqueles que creem que Jesus morreu na cruz para salvá-los de seus pecados herdarão a vida eterna. Agora, eu pergunto: o que de fato é sucesso? Usufruir, temporariamente, de bens materiais que serão corroídos amanhã, ou viver a eternidade na presença de Deus, onde encontraremos a verdadeira plenitude e satisfação?

A lógica humana, definitivamente, não é a lógica divina. O homem quer acumular, mas Deus se esvaziou. O homem deseja ser servido, mas Jesus veio para servir. O homem deseja ser reverenciado, mas Jesus foi humilhado. O homem deseja conquistar o topo do mundo, mas Jesus foi dado como criminoso.

E, se essa é a lógica da mensagem da cruz, essa é a lógica por meio da qual os seguidores de Jesus devem viver. Baseados nos ensinamentos de nosso Mestre, abrimos mão dos nossos próprios direitos para que outros sejam beneficiados. É sobre perdermos para que outros ganhem.

Não deixe que a mentalidade mundana invada seu coração. Ainda que você obtenha sucesso profissional (o que não é pecado), não permita que esse foco tire de você o que realmente importa: espalhar a mensagem da cruz.

Petição

Senhor, não permita que a mentalidade mundana invada meu coração. Que eu viva o Evangelho todos os meus dias.

Aplicação

Viverei para compartilhar o Evangelho.