Leitura: Salmos 10
Seleção
Ó Senhor, por que permaneces distante? Por que te escondes em tempos de aflição? O perverso, em sua arrogância, persegue o pobre; que seja pego em suas próprias tramas. Pois conta vantagem de seus desejos maus; elogia os gananciosos e amaldiçoa o Senhor. O perverso é orgulhoso demais para buscá-lo; seus planos não levam em conta que Deus existe. No entanto, é bem-sucedido em tudo que faz; não vê que teu castigo o aguarda e despreza todos os seus inimigos. Pensa: “Nenhum mal nos atingirá; nunca teremos problemas!”.
Salmos 10.1-6
Observação
Ao observar as atrocidades que os seres humanos cometem, frequentemente nos questionamos: “Deus, onde estás? Por que permites tais horrores?” Guerras que ceifam a vida de milhares de inocentes, corrupção e enriquecimento ilícito, o estupro de crianças e uma miríade de outras barbáries ocorrem diariamente em todo o mundo. Parece que essas pessoas não enfrentam as punições que merecem.
Sentimos uma sensação de impunidade e, consequentemente, ficamos indignados. No entanto, essa indignação, em última análise, é direcionada a Deus. Em nossa visão limitada, parece que Deus não intervém e permite que os transgressores escapem às consequências de seus atos.
No entanto, essa é apenas uma percepção limitada de nossa parte. Deus nunca perde o controle de nada. Embora não possamos compreender plenamente os Seus caminhos, sabemos que Ele está escrevendo cada capítulo da história da humanidade e que tudo ocorre de acordo com os Seus planos.
É verdade que existem capítulos sombrios na história, nos quais testemunhamos atrocidades, violência e corrupção. No entanto, já conhecemos o desfecho dessa história. Os justos herdarão a paz eterna. Aqueles que, em vida, se entregam a Cristo, se arrependem de seus pecados e respondem ao chamado para serem seguidores de Jesus, viverão a eternidade em um lugar onde não haverá qualquer aflição. A dor, o sofrimento, o choro ou a morte não farão parte desse tempo de paz.
Por outro lado, aqueles que permanecerem infiéis e viverem mergulhados na injustiça enfrentarão a condenação eterna. Mesmo que a justiça humana não seja aplicada durante suas vidas e que aparentem prosperidade e felicidade, um futuro terrível os aguarda. A angústia, a dor e o choro não serão passageiros, mas eternos. O lago de fogo e enxofre, símbolo da completa ausência das bênçãos e graça de Deus, é o lugar onde passarão a eternidade.
Portanto, descanse na certeza de que Deus controla cada detalhe de Sua criação e não tardará em aplicar Sua justiça aos injustos.
Oração
Senhor Deus, sei que controlas o curso da história. Ajuda-me a descansar nessa realidade.
Aplicação
Descansarei na soberania de Deus.