Leitura: Mateus 5

Seleção

Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus.

Mateus 5:20

Observação

Os escribas e fariseus eram conhecidos pelo seu rigor no cumprimento da Lei de Moisés. Eles faziam questão de cumprir cada aspecto da lei cerimonial, moral e civil. Jejuavam duas vezes por semana, davam o dízimo de tudo o que possuíam, oravam em pé nas sinagogas e constantemente usavam filactérios, pequenas caixas de madeira contendo versículos, amarradas no braço e na testa.

No entanto, esses homens eram apenas cumpridores de regras. Jesus repreendia-os frequentemente por sua hipocrisia, pois sua aparência de piedade escondia corações podres.

Quando Jesus diz que devemos exceder em muito a justiça dos fariseus para entrarmos no Reino dos Céus, ele não está falando sobre uma maior rigidez no cumprimento das leis judaicas. Não é um convite para nos tornarmos uma versão melhorada dos fariseus, mas sim um convite à transformação interior.

Pelo contexto do capítulo, entendemos que Jesus não estava falando sobre comportamentos morais exteriores, mas sobre uma transformação genuína do coração. No entanto, essa transformação não é alcançada por um esforço maior do que aquele dos religiosos. Não se trata de cumprir mais regras e merecer uma justiça superior. A justiça que nos permite entrar no Reino dos Céus foi conquistada por Jesus Cristo na cruz do Calvário.

Ao respondermos ao chamado para nos tornarmos discípulos de Jesus, pela fé, recebemos essa justiça perfeita. Ela nos é imputada, ou seja, creditada em nossa conta. Esse é o descanso que Jesus nos oferece. Ele nos convida a deixar de lado o fardo da religiosidade baseada no cumprimento de regras e a abraçar, pela fé, a justiça que vem dEle. Nela encontramos descanso para nossas almas.

Assim, livres do fardo da autojustiça, carregamos em nós a justiça perfeita conquistada por Jesus em nosso favor. Agora, libertos desse fardo, podemos ser o sal que tempera a terra e a luz que ilumina o mundo. Podemos viver uma vida leve que espalha o amor de Cristo e a mensagem sobre essa justiça que excede a justiça dos religiosos.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por essa justiça a mim concedida. Jamais conseguiria viver um padrão perfeito de moralidade. Obrigado porque, por meio de tua obra, fui justificado e ganhei o direito de adentrar ao Reino dos Céus.

Aplicação

Continuarei a espalhar o Evangelho que liberta da escravidão da religião.