Leitura: Salmos 78
Seleção
Portanto, cada geração deve pôr sua esperança em Deus, não esquecer seus poderosos feitos e obedecer a seus mandamentos. Assim, não serão como seus antepassados, teimosos, rebeldes e infiéis, que se recusaram a confiar em Deus de todo o coração.
Salmos 78.7,8
Observação
Imagine que você tem um filho de 12 anos. Você faz tudo por ele: oferece uma boa escola, boas roupas, muitos presentes, excelente alimentação e proporciona momentos de lazer. Você expressa seu amor de diversas formas. O que você esperaria dele? Tenho certeza de que você esperaria verdadeira gratidão que resultasse em obediência. Mas e se esse pré-adolescente fizesse tudo ao contrário? Péssimas notas na escola, bagunça generalizada em casa, brigas e xingamentos. O que você faria?
Pois bem… e se eu lhe dissesse que, muitas vezes, nós somos como esse filho ingrato? Temos um Pai que nos ama profundamente e nos proporciona inúmeras bênçãos espirituais e materiais. Ele sequer poupou o próprio Filho, Jesus, para salvar pecadores como eu e você. Ele nos reservou um lugar na eternidade ao seu lado, com uma herança incorruptível. Como não seríamos gratos a Ele?
É sobre isso que Asafe trata nesse Salmo. Apesar das inúmeras manifestações gloriosas de Deus para com o povo de Israel ao longo da história, frequentemente manifestavam sua ingratidão vivendo em desobediência a Deus. Como resposta, o Senhor disciplinava seu povo para que se arrependessem de seus pecados.
A verdadeira gratidão se expressa por meio de ações práticas. Portanto, pessoas verdadeiramente gratas a Deus são obedientes a Ele. Não porque têm medo do inferno, mas porque se sentem tão amadas que vivem para manifestar sua gratidão Àquele que os amou primeiro.
Meu irmão e minha irmã, saiba que você é amado por um Deus maravilhoso. Ele resgatou você das trevas, Ele o libertou da escravidão dos pecados. E não somente isso, mas também tem suprido todas as suas necessidades, além de já ter preparado um lugar para recebê-Lo na eternidade. Como não seríamos gratos a esse Deus maravilhoso? Como não viveríamos em obediência?
Petição
Senhor Deus, muito obrigado por esse amor. Ajuda-me a corresponder de forma prática e obediente.
Aplicação
Continuarei buscando honrar a Deus com minha vida.