Leitura: Lucas 23

Seleção

Quando Herodes viu Jesus, ficou muito contente, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a respeito dele. Esperava também vê-lo fazer algum sinal. E de muitas maneiras o interrogava, mas Jesus não lhe respondia nada. Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com veemência. Mas Herodes, juntamente com os seus soldados, tratou Jesus com desprezo. E, para zombar de Jesus, mandou que o vestissem com um manto luxuoso, e o devolveu a Pilatos.

Lc 23.8-11

Observação 

Herodes ocupava o cargo de tetrarca da Galileia, e por isso Pilatos decidiu enviar Jesus para ser julgado diante desse governante. Lucas nos relata que Herodes tinha uma curiosidade mórbida em relação a Ele, esperando testemunhar algum tipo de milagre ou sinal impressionante. No entanto, à medida que percebia que Jesus permanecia em silêncio, sem realizar qualquer sinal sobrenatural, Herodes se frustrava cada vez mais e começava a zombar d’Ele com desdém.

Essa passagem nos apresenta um Herodes que teve a oportunidade de estar diante do Filho de Deus, mas em vez de reconhecê-Lo como tal, o tratou com escárnio, rotulando-O como mais um agitador de sua época. Este é o mesmo Herodes que cobiçou a esposa de seu próprio irmão e, confrontado por João Batista, ordenou a decapitação do profeta.

O que chama a atenção nesse episódio é a ânsia de Herodes por testemunhar um milagre, algo que pudesse despertar seu interesse e, quem sabe, levar a uma apreciação por Jesus. No entanto, diante da falta de um espetáculo, Herodes O menosprezou. Infelizmente, esse tem sido o comportamento de muitos de nós. Quando não vemos evidências visíveis, continuamos a menosprezar Jesus. Outros ainda, com uma fé vacilante, criam em suas mentes supostos sinais miraculosos para sustentar sua frágil fé.

Meus amigos, é importante lembrar que Jesus nunca nos instruiu a basear nossa fé em milagres e sinais. Embora essas manifestações possam ocorrer, Jesus nos chama a ter uma fé que não depende daquilo que podemos ver, pois, do contrário, não seria uma fé verdadeira. Como o autor de Hebreus nos diz, fé é a convicção de fatos que não se vêem. Portanto, os seguidores de Jesus não precisam de evidências visíveis para acreditar; eles simplesmente creem que Ele é o Filho de Deus, que morreu para nos libertar da escravidão do pecado.

Talvez a busca pelo sobrenatural ainda seja uma marca de sua vida. Talvez você seja como Tomé, que precisa ver para crer e tem pautado sua fé em supostos eventos sobrenaturais. Que haja em seu coração uma disposição para simplesmente crer, sem esperar ver. Você experimentará uma certeza inabalável que não precisa presenciar uma manifestação sobrenatural  para crer, porque sua fé está enraizada em algo muito mais sólido. Simplesmente creia!

Oração

Senhor Jesus, solidifica e fortalece minha fé. Que a certeza de tua obra em meu favor seja tal que eu viva por essa fé todos os dias de minha vida.

Aplicação

Viverei pela fé.