Leitura: Salmos 101

Seleção

Cantarei o teu amor e a tua justiça, Senhor; com cânticos te louvarei. Buscarei viver de modo inculpável; quando virás me ajudar? Viverei com integridade em minha própria casa. Não olharei para coisa alguma que seja má e vulgar. Odeio todos que agem de forma desonesta; não terei nada a ver com eles. Rejeitarei ideias perversas e me manterei afastado de todo mal. Não tolerarei quem difama seu próximo, não suportarei presunção nem orgulho.

Salmos 101.1-5

Observação

No presente Salmo, Davi se compromete a andar de forma íntegra e inculpável diante de Deus. Além disso, o grande rei Davi se compromete a buscar a justiça e a equidade em seu próprio reino. Ele rejeitaria as ideias perversas, todo tipo de mal, assim como a difamação e o orgulho. Mas, dentre todos os aspectos negativos citados por ele, quero destacar um que, como um câncer, corrói e destrói as igrejas: a difamação.

Difamação é a comunicação de uma falsa declaração que prejudica a reputação de uma pessoa, grupo ou organização. Por incrível que pareça, esse pecado parece estar entranhado na cultura da igreja brasileira. Não me refiro aqui ao confronto às falsas doutrinas, pois não se trata de difamação e é amplamente sustentado pelas Escrituras. Refiro-me ao ato de falar mal de irmãos, líderes, pastores ou igrejas.

A Bíblia condena veementemente essa prática em outras passagens, como em Levítico 19:16: “Não ande como mexeriqueiro no meio do seu povo”. Ou ainda em Provérbios 16:28: “O perverso semeia discórdias, e o difamador separa os maiores amigos.” Se, por um lado, a Bíblia encoraja a comunhão entre os filhos de Deus, a difamação é uma ferramenta do próprio Satanás para minar a unidade da igreja. Pessoas que se deixam levar pelo desejo de difamar caem nessa armadilha diabólica e contribuem poderosamente para a desunião da igreja de Cristo.

Ambientes tomados pela difamação são marcados pela desconfiança. As pessoas não confiam umas nas outras porque um simples desabafo ou uma confissão de pecado podem ser um estopim para grandes confusões. Pessoas tentadas nessa área costumam ser inseguras, possuem baixa autoestima e têm uma necessidade de serem aceitas e amadas. O vazio existencial toma conta de seu coração a ponto de encontrarem prazer ao falar mal de alguém.

Se essa é uma área em que você luta, confesse seus pecados a Deus e rogue por uma transformação. Além disso, procure alguém de confiança para abrir seu coração e pedir ajuda nessa luta. E se você abomina esse tipo de prática, fique atento para corrigir aqueles que vêm ao seu encontro para espalhar algum tipo de informação como essa. Em amor, confronte aquela pessoa e lhe dê a oportunidade de se arrepender de seus caminhos. Não podemos deixar que esse tipo de prática mine a cultura de nossas comunidades locais e envergonhe o nome de Jesus.

Petição

Senhor, ajuda-me a combater a difamação e a fofoca nos meios em que vivo.

Aplicação

Intencionalmente combaterei a difamação e a fofoca.