Leitura: Salmos 113

Seleção

Louvado seja o Senhor! Sim, louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. Em todo lugar, do Oriente ao Ocidente, louvem o nome do Senhor. Pois o Senhor é engrandecido acima das nações; sua glória está acima dos céus. Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, entronizado nas alturas?

Salmos 113.1-5

Observação

Naturalmente, todos gostamos de ser reconhecidos pelos nossos feitos. Apreciamos quando somos elogiados e nos sentimos felizes quando alguém reconhece algo de bom que fazemos. Isso nos faz sentir valorizados, competentes e confiantes, elevando nossa autoestima.

Em uma medida equilibrada, não há nada de errado em ficar feliz ao receber um elogio. No entanto, há uma linha tênue que separa a alegria do orgulho pessoal. Quando somos constantemente validados, facilmente nos tornamos vaidosos e orgulhosos por nossos feitos. O problema é que esse orgulho pessoal está firmemente baseado em uma autoconfiança exagerada, em detrimento da confiança em Deus. O resultado é nossa própria glória.

Mas Deus não divide sua glória com ninguém (Is 42:8), e todas as vezes que nos gloriamos por algo que fazemos, caímos na armadilha do nosso próprio ego. O profeta Jeremias disse que o sábio não deve se gloriar na sua sabedoria, nem o forte na sua força, tampouco o rico nas suas riquezas (Jr 9:23). Portanto, se é para nos gloriarmos de algo, Paulo instrui que devemos nos gloriar no Senhor (1Co 1:31).

Conforme vemos no Salmo 113, nosso louvor deve ser destinado somente a Deus. No presente e no futuro, desde o Oriente até o Ocidente e em todas as nações, somente Deus é exaltado, porque ninguém se compara ao nosso Senhor.

Portanto, quando você for elogiado, agradeça à pessoa que o elogiou, mas deixe claro que você depende somente de Deus. Mas não faça isso da boca para fora. Tenha plena convicção de que tudo que você tem, tudo que você faz e tudo que você sabe depende de Deus. Por isso, louvemos o nosso Senhor, de quem dependem os céus e a terra.

Petição

Senhor, reconheço que tudo que há de bom em mim provém do Senhor. Obrigado pela tua graça. Ajuda-me a jamais trazer a glória para mim.

Aplicação

Refletirei sobre dar a glória somente a Deus.