Leitura: Salmos 16

Seleção

Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre.

Salmos 16.11

Observação 

Na busca constante pelo prazer que a alegria proporciona, o ser humano a encontra em uma das formas mais primitivas de satisfação: estar na companhia de pessoas que amamos. A alegria brota quando compartilhamos momentos especiais com aqueles com quem temos laços afetivos. Conversas a fio, histórias revividas, demonstrações de carinho e afeto – todas essas experiências nos preenchem com alegria, pois amamos passar tempo com pessoas com quem temos estes vínculos.

Neste Salmo, Davi compartilha seus sentimentos sobre o prazer e a alegria que ele encontrava na presença de Deus. Você, caro leitor, pode, em um primeiro momento, achar difícil compreender o que Davi descreve. Pode se questionar: “Entendo como experimentar alegria na presença da minha esposa, alguém que é tangível, com quem posso falar, ouvir e tocar. Mas como é possível sentir alegria na presença de Deus, que, se de fato é real, parece distante?”

Certamente, essa é uma pergunta válida. Contudo, podemos explorar alguns pressupostos que ajudam a lançar luz sobre essa questão. Deus é uma realidade, e Ele é Onipresente, o que significa que Sua presença permeia todos os lugares. Ele é o Criador de todas as coisas, tendo alcançado a plenitude de Sua criação com a criação da humanidade. Deus não é somente transcendente (distante), mas também imanente (ativo em Sua criação). Além disso, por nos amar profundamente, Ele anseia por um relacionamento próximo e significativo conosco.

Com base nesses pressupostos, é possível vivenciar a alegria de Sua presença. No entanto, é importante compreender que existe um caminho a ser percorrido. O primeiro passo é conscientizar-se de que Ele está incrivelmente próximo, mesmo que não O vejamos fisicamente. É necessário acalmar nossas almas em meio ao turbilhão de informações e nos aquietar em meio à agitação diária. À medida que desenvolvemos essa consciência de Sua proximidade, começamos a experimentar a alegria que Sua presença oferece.

O segundo passo envolve a prática dessa conscientização. Fechar os olhos, respirar profundamente e “sentir” a presença de Deus pode não ser tão simples quanto parece. Requer disciplina e consistência nessa busca. Através de práticas como a solitude, o silêncio, a reflexão, a oração e a meditação nas Escrituras, encontramos as ferramentas que nos permitem exercitar a consciência de Sua presença.

Agora, ciente de que a prática constante é fundamental para tomar consciência da presença de Deus e, então, experimentar o prazer e a alegria que somente Ele pode proporcionar, convido você a embarcar nessa jornada. Tenho certeza de que, em pouco tempo, você começará a vivenciar o que Davi descreveu e reconhecerá a inegável realidade da presença de Deus!

Oração

Senhor Deus, ajuda-me a tomar consciência de tua presença em minha vida ao longo de meus dias. Que a alegria e o prazer de estar diante de Ti sejam inigualáveis.

Aplicação

Continuarei a exercitar a consignai da presença de Deus.