Leitura: Mateus 19

Seleção

Então Jesus disse aos seus discípulos: Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

Mt 19.23-24

Observação

Jesus havia tido uma conversa com um jovem rico que procurava seguir estritamente os princípios morais estabelecidos pela Lei de Moisés. Jesus o desafia a vender suas posses e dar o dinheiro aos pobres e, então, segui-Lo. Triste, o jovem deixa Jesus porque era dono de muitas posses.

Agora, junto aos discípulos, Jesus fala sobre o perigo das riquezas. É importante observar que a Bíblia nunca condena a riqueza em si, mas o apego a ela. O problema não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males. Portanto, Jesus não está condenando ao inferno todos aqueles que são ricos, mas está dizendo que aqueles que amam o dinheiro não entrarão no Reino dos Céus.

O camelo era o maior animal daquela região e o buraco de uma agulha, o menor orifício. Obviamente, era impossível que um camelo passasse pela agulha. A ideia que Jesus está ilustrando é que uma pessoa que confia e descansa em suas riquezas estará fadada à condenação eterna.

Mas qual o problema de amar o dinheiro? Qual o problema de confiar nas riquezas? Jesus já havia alertado sobre esse perigo quando disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Portanto, o perigo de amar as riquezas está no fato de que é impossível amar o dinheiro e amar a Deus ao mesmo tempo. Ou amaremos o dinheiro e desprezaremos a Deus, ou amaremos Deus e não nos importaremos com o dinheiro.

Vale a pena repetir: não há pecado nenhum em ser rico, tampouco há virtude em ser pobre. O ponto em questão não é o saldo da conta bancária, mas o estado do coração. Uma pessoa pode ser rica e amar a Deus, assim como pode ser pobre e amar o dinheiro. Mas o mais provável é que um rico ame as riquezas. Por isso o alerta de Jesus.

Sonde seu coração. Avalie de onde vem sua segurança. Se o seu estado emocional depende de como está sua saúde financeira, possivelmente você ama mais o dinheiro do que ama a Deus. Port isso, muitas vezes passamos por provas financeiras. Perdemos posses, perdemos grandes quantidades em dinheiro ou mesmo o emprego. Em muitas dessas situações, Deus está nos oportunizando recalibrar nossos corações, lembrando-nos de que Ele é nosso Provedor e que nada nos faltará. Portanto, descanse nEle, confie nEle.

Oração

Senhor Jesus, me perdoe por muitas vezes amar excessivamente o dinheiro. Ajuda-me a descansar em Ti, sabendo que o Senhor é meu pastor e nada me faltará.

Aplicação

Exercitarei meu desapego aos bens materiais por meio de uma vida generosa.