Leitura: Números 1

Seleção

No primeiro dia do segundo mês, no segundo ano desde a saída dos israelitas do Egito, o Senhor falou a Moisés na tenda do encontro, no deserto do Sinai, e disse: “Realize um censo de toda a comunidade de Israel, de acordo com seus clãs e famílias. Faça uma lista de todos os homens de 20 anos para cima, aptos para irem à guerra. Você e Arão registrarão os soldados

Números 1.1-3

Observação

O livro de Números começa com um censo. Deus manda Moisés contar todos os homens de Israel com mais de vinte anos, aptos para a guerra. O texto poderia parecer apenas uma lista estatística, mas carrega uma mensagem poderosa: ninguém era contado apenas para fazer número — todos eram contados para se envolver.

Esses homens estavam sendo preparados para entrar na terra prometida, lutar batalhas e participar da concretização das promessas de Deus. Eles não foram chamados para assistir, mas para avançar, proteger, conquistar, obedecer. Isso nos ensina que, no Reino de Deus, pertencer é também participar.

Muitos hoje desejam os benefícios da fé sem o compromisso da missão. Querem ser contados no grupo dos salvos, mas não querem se envolver com o avanço do Reino. Porém, o chamado de Deus é claro: se Ele te chamou para perto, também te enviou para fora.

Você foi salvo para servir. Chamado para se envolver. Contado para agir. No corpo de Cristo, não há peças decorativas. Cada pessoa tem um papel. Cada dom tem uma utilidade. E cada passo de obediência constrói algo eterno.

Não espere ser perfeito para começar. Deus não procura os mais prontos, mas os mais dispostos. Hoje, pergunte-se: Onde Deus quer que eu entre na batalha com fé e coragem? Estou apenas sendo contado… ou também estou contribuindo para o avannço do Reino?

Petição

Senhor, obrigado por me chamar pelo nome e me incluir no Teu povo. Que eu não me esconda atrás da comodidade, mas me disponha com coragem para servir e lutar pelas Tuas causas. Usa minha vida na Tua missão.

Aplicação

Exercitarei a paciência e a confiança.