Leitura: Êxodo 14
Seleção
Moisés, porém, disse: “Não tenham medo. Apenas permaneçam firmes e vejam como o Senhor os resgatará neste dia. Vocês nunca mais verão os egípcios que estão vendo hoje. O próprio Senhor lutará por vocês. Fiquem calmos!”.
Êxodo 14.13,14
Observação
Imagine a cena: de um lado, o mar vermelho intransponível; do outro, o exército egípcio vindo com toda força. O povo de Israel, recém-liberto, entra em desespero. Parecia o fim. Mas não era. Era o momento exato para Deus revelar seu poder. O próprio Senhor havia guiado o povo até aquele ponto — não por erro, mas por propósito. Ele os colocou ali para mostrar que, quando tudo parece perdido, Ele é capaz de fazer o impossível: abrir caminho no meio do mar.
Às vezes, Deus nos leva a lugares desconfortáveis. Situações em que não vemos saída, onde a lógica falha e a esperança quase se apaga. Não porque Ele quer nos destruir, mas porque quer nos ensinar a confiar. Nessas horas, aprendemos que não é a ausência de problemas que define a nossa fé, mas a presença de Deus em meio a eles.
Deus luta por nós. Essa é a promessa que Ele fez por meio de Moisés: “O próprio Senhor lutará por vocês. Fiquem calmos!”. Em vez de correr ou reclamar, o chamado é para descansar e observar. Deus age quando nos rendemos. Ele intervém quando paramos de tentar salvar a nós mesmos.
Hoje, talvez você esteja diante de um “mar fechado”. Mas lembre-se: o mesmo Deus que abriu caminho para os Hebreus é o seu Deus. Ele continua fazendo milagres. Espere n’Ele. O caminho se abrirá — mesmo que seus olhos ainda vejam apenas um vasto oceano.
Petição
Pai, quando me sinto encurralado, lembra-me de que Tu és o Deus que abre mares. Dá-me fé para esperar, coragem para permanecer e descanso para confiar. Luta as minhas batalhas e guia meus passos.
Aplicação
Diante das incertezas, descansarei em Deus.