Leitura: Gênesis 22
Seleção
“Não toque no rapaz”, disse o anjo. “Não lhe faça mal algum. Agora sei que você teme a Deus de fato. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!”
Gênesis 22.12
Observação
Deus pediu a Abraão algo impensável: oferecer Isaque, o filho da promessa, como sacrifício. Depois de anos esperando pelo herdeiro, Abraão foi chamado a provar sua fé da forma mais extrema. Mas, no momento crucial, o anjo do Senhor interveio: “Não toque no rapaz… Agora sei que você teme a Deus de fato” (Gn 22.12). Deus não queria a morte de Isaque, mas revelar a obediência de Abraão e apontar para um sacrifício ainda maior.
A cena no monte Moriá ecoa a história do próprio Deus Pai, que também levou Seu Filho ao sacrifício. No entanto, ao contrário de Isaque, Jesus não teve um cordeiro substituto—Ele próprio foi o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo (Jo 1.29). O que Deus impediu com Isaque, Ele cumpriu com Seu próprio Filho. Cristo foi entregue, carregando a madeira da cruz como Isaque carregou a lenha do altar, mas dessa vez, o sacrifício aconteceu de fato.
Isso significa que Deus, em sua infinita graça, já proveu tudo o que precisamos para sermos perdoados de nossos pecados. Assim como Ele providenciou um cordeiro para substituir Isaque, Ele nos deu Jesus como o sacrifício perfeito em nosso lugar. João 3.16 nos lembra dessa verdade: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Nossa salvação não depende de esforços humanos, mas da obra completa de Cristo na cruz.
Diante disso, devemos descansar na suficiência do que Deus já fez. Não precisamos tentar acrescentar méritos próprios à salvação, pois ela é um presente da graça divina. Em vez de nos esforçarmos para “merecer” o perdão, somos chamados a confiar plenamente na provisão de Deus e, assim, responder em gratidão.
Petição
Senhor, ajuda-me a compreender a profundidade do teu amor por mim e, então, corresponder com uma vida de obediência.
Aplicação
Buscarei viver uma vida de gratidão a Deus.