Leitura: Salmos 150

Seleção

Tudo que respira louve ao Senhor! Louvado seja o Senhor!

Salmos 150.6

Observação

O Salmo 150 é uma grandiosa conclusão de todo o livro dos Salmos, uma explosão final de louvor que ecoa o propósito último da vida humana: adorar a Deus. Ao longo do saltério, somos levados por uma jornada que revela a natureza de Deus – Sua justiça, misericórdia, santidade, amor e fidelidade. Passamos também por histórias de lutas, clamores, choro, arrependimento e celebração, mas no final de tudo, a conclusão é clara: Deus é digno de ser louvado acima de todas as coisas.

Depois de todos os altos e baixos presentes nos outros salmos, concluímos de que o verdadeiro sentido da vida está em viver para o louvor do Senhor. Portanto, a verdadeira satisfação não está em alcançar objetivos pessoais, status ou sucesso mundano, mas em glorificar o Criador dos céus e da terra. Só assim encontramos o propósito pelo qual nascemos e a verdadeira alegria que buscamos.

O salmista nos convida a adorar a Deus por quem Ele é – Seu caráter e grandeza – e por tudo o que Ele fez e faz. A adoração é uma resposta à revelação de Deus; quanto mais O conhecemos, mais o nosso coração se enche de louvor. Louvar é lembrar de Suas obras poderosas, Suas intervenções em nossas vidas, e reconhecer que Ele é digno de toda honra. Assim, cada vez que adoramos a Deus, seja sozinhos ou em comunidade, nos conectamos com esse propósito eterno.

A forma como adoramos é ampla e variada. O salmo fala de instrumentos, danças, sons e celebração. A adoração não é restrita a um estilo ou momento específico, mas envolve toda nossa vida e criatividade. Devemos louvar a Deus com tudo o que temos e somos, de maneira alegre e vibrante, expressando nosso amor e gratidão ao Senhor.

Assim, o Salmo 150 nos chama a adorar a Deus com todo o nosso coração, alma e força. E, se por um lado fazemos isso na nossa vida cotidiana, por outro lado, expressamos o ápice dessa adoração quando nos reunimos aos domingos com a igreja local. Em comunidade, junto ao corpo de Cristo, celebramos juntos a bondade do Senhor. Portanto, louve a Deus com intensidade, porque Ele é digno de todo louvor e, então, você encontrará o propósito e a alegria que preenchem sua vida. Aleluia!

Petição

Senhor, quero Te adorar todos os dias da minha vida, com tudo que tenho e com tudo que sou.

Aplicação

Adorarei ao Senhor todos os meus dias.