Leitura: Salmos 133

Seleção

Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união! Pois a união é preciosa como o óleo da unção, que era derramado sobre a cabeça de Arão e descia por sua barba, até a bainha de suas vestes. É revigorante como o orvalho do monte Hermom que desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor pronuncia sua bênção e dá vida para sempre.

Salmos 133.1-3

Observação

A vida em comunidade é uma experiência única e desafiadora. Em um mundo cada vez mais individualista, onde o “eu” frequentemente sobrepõe o “nós”, o Salmo 133 nos convida a redescobrir a beleza e o poder da unidade entre os irmãos. O salmista começa com uma exclamação que deve despertar nossa atenção: “Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união!”  Essa declaração nos leva a refletir sobre o valor da comunidade e o privilégio de viver em harmonia com nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Cremos que o ser humano foi criado para viver em relacionamento, tanto com Deus quanto com o próximo. O pecado, entretanto, rompeu essa comunhão, introduzindo divisões e conflitos. No entanto, Cristo nos chama a restaurar esses relacionamentos, vivendo em paz e unidade. O Salmo 133 não descreve uma comunidade perfeita, mas uma comunidade redimida, onde a graça de Deus capacita seus membros a amar, perdoar e apoiar uns aos outros.

A imagem do óleo precioso derramado sobre a cabeça de Arão, que desce pela barba até a orla de suas vestes, simboliza a consagração e a bênção divina sobre a comunidade. Simboliza a graça de Deus que flui em abundância para toda a igreja quando seus membros vivem em união. A vida em comunidade, portanto, torna-se um meio de graça, onde cada membro participa das bênçãos que Deus derrama sobre seu povo.

Outro símbolo poderoso usado pelo salmista é o do orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Este orvalho traz vida e frescor, representando a vitalidade que a unidade comunitária proporciona. Quando vivemos em comunhão, nossa fé é fortalecida, nossa alegria é renovada, e a presença de Deus se manifesta poderosamente entre nós. A igreja, unida, é um testemunho vivo da obra redentora de Cristo ao mundo.

Portanto, sejamos diligentes em cultivar e preservar a unidade em nossas igrejas e comunidades. Que possamos valorizar o privilégio de viver em comunhão com nossos irmãos e irmãs, reconhecendo que “Ali o Senhor pronuncia sua bênção e dá vida para sempre”. Que a nossa vida em comunidade seja um reflexo da glória de Deus e um testemunho vibrante de sua graça redentora.

Petição

Senhor, obrigado por tuas bençãos derramadas quando vivemos unidos em comunidade. Ajuda-nos a encorajar mais pessoas a experimentarem o mesmo.

Aplicação

Continuarei a encorajar pessoas a viverem em comunidade.