Leitura: Salmos 127

Seleção

Se o Senhor não constrói a casa, o trabalho dos construtores é vão. Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas. É inútil trabalhar tanto, desde a madrugada até tarde da noite, e se preocupar em conseguir o alimento, pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem.

Salmos 127.1,2

Observação

Há uma linha tênue entre o esforço humano e a confiança em Deus. Devemos trabalhar com diligência, nos precaver e proteger, mas ao mesmo tempo, precisamos confiar em Deus. Entretanto, muitas vezes, vivemos como se tudo dependesse apenas de nós. Confiamos em nossa autossuficiência e buscamos incessantemente o controle de tudo, o que nos leva ao estresse e à ansiedade.

Neste Salmo escrito por Salomão, aprendemos sobre o equilíbrio entre nossa responsabilidade e a dependência de Deus. Primeiramente, ele fala sobre edificar uma casa, o que pode ser entendido literalmente, mas também simbolicamente, referindo-se a qualquer projeto de vida. É essencial nos dedicarmos a esses projetos, mas se Deus não estiver no centro, nossos esforços serão em vão.

O segundo aspecto trata da segurança. Naturalmente, não devemos negligenciar a proteção de nós mesmos, de nossos familiares e bens. No entanto, a verdadeira segurança não vem de nossa própria vigilância ou medidas de proteção, mas da soberania de Deus.

Por fim, o salmista afirma que é inútil trabalhar arduamente e ainda se preocupar em garantir o sustento. O “pão de dores” representa o fruto de um trabalho ansioso, focado na autossuficiência. Em contraste, a promessa de que Deus “dá enquanto dormem” reflete a paz e o descanso que vêm de confiar em Deus, sabendo que Ele cuida de Seus amados.

A ansiedade, tão presente em nossa sociedade, é fruto de nossa falta de confiança em Deus. Confiamos em nós mesmos e desejamos ter o controle da vida em nossas mãos. Como sabemos que isso é impossível, devido às inúmeras variáveis envolvidas, ficamos preocupados e ansiosos. Então, nosso desafio é aprender a descansar. Trabalhar diligentemente, sim, mas confiar que, se Deus não estiver conosco, em vão trabalharemos.

Portanto, um dos melhores remédios para isso é a oração. Invista tempo em conversas com Deus. Abra seu coração, compartilhe seus medos e desafios. Fique também em silêncio, refletindo sobre a vida e contemplando a presença de Deus. A oração é um exercício intencional de dependência. Ela nos lembra que, se Deus não agir em nosso favor, nossos esforços serão em vão.

Petição

Senhor, sei que és meu sustento e proteção. Ajuda-me a descansar em Teu cuidado.

Aplicação

Exercitarei o descanso e a confiança