Leitura: Salmos 118

Seleção

Meus inimigos fizeram todo o possível para me derrubar, mas o Senhor me sustentou. O Senhor é minha força e meu cântico; ele é minha salvação.

Salmos 118.13,14

Observação 

Ao longo da vida, por diversas razões, algumas pessoas se levantam contra nós. Seja um colega de trabalho, o ex-marido, a ex-esposa, um grande amigo ou ainda um desconhecido. Somos difamados, nos tornamos alvo de fofoca e, muitas vezes, tramam contra nós. 

No contexto em que os Salmos foram escritos, os conflitos costumavam ser ainda mais intensos. Isso ocorria, em parte, porque os sistemas políticos ainda não eram bem desenvolvidos e, em parte, porque as guerras eram muito comuns.

Em sua carta aos Efésios (Ef 6.10-20), o apóstolo Paulo nos ensina que, embora nossas lutas pareçam ser contra pessoas, na verdade, elas são contra forças espirituais malignas. Os demônios, que são anjos caídos, organizam-se em um sistema hierárquico de poder, sob a liderança de Satanás. A função desse exército maligno é perturbar a vida dos filhos de Deus. Portanto, quando alguém se levanta contra nós, é provável que essa pessoa esteja sendo influenciada por demônios, através de pensamentos e ideias; isso é o que a Bíblia chama de “dardos inflamados do maligno.”

Essas forças espirituais são reais e exercem influência sobre nossas vidas. Contudo, isso não significa que devamos temer, pois, segundo o salmista, mesmo que os inimigos tentem nos derrubar, o Senhor nos sustenta. No entanto, é essencial estarmos conscientes dessas forças malignas, para que seus intentos gerem o menor impacto negativo possível em nossas vidas.

Para isso, ainda segundo Paulo, devemos vestir toda a armadura de Deus para resistir no dia mau. Simbolicamente, essa armadura significa viver conforme a verdade e a justiça de Deus. Também implica em viver o Evangelho da paz, proteger-se com a fé e a certeza da salvação, além de usar constantemente a Palavra de Deus. Por fim, ele nos orienta a estar em oração em todos os momentos e ocasiões, para que assim a ação maligna tenha pouca influência sobre nossas vidas.

Então, fique atento e vigilante. O mundo espiritual é real e nos ataca constantemente. No entanto, ao mesmo tempo, descanse no fato de que Jesus já venceu o maligno.

Petição

Senhor, ajuda-me a estar atento às ofensivas malignas. Rogo para que o Senhor me proteja de todo mal.

Aplicação

Ficarei mais atento aos ataques malignos.