Leitura: Salmos 108

Seleção

Meu coração está firme em ti, ó Deus; por isso te cantarei louvores com todo o meu ser. Despertem, lira e harpa! Quero acordar o amanhecer com a minha canção. Eu te darei graças, Senhor, no meio dos povos; cantarei louvores a ti entre as nações. Pois o teu amor é mais alto que os céus; a tua fidelidade chega até as nuvens. […] Ajuda-nos contra nossos inimigos, pois todo socorro humano é inútil. Com o auxílio de Deus, realizaremos grandes feitos, pois ele pisará os nossos inimigos.

Salmos 108.1-4,12,13

Observação

Na época do Rei Davi, autor deste Salmo, havia inúmeras batalhas entre o povo hebreu e outras nações. Conflitos por territórios, rivalidades históricas, controle de recursos naturais e questões religiosas eram algumas das causas dessas guerras. Por isso, em diversos Salmos, Davi expressa seu pedido para que Deus os protegesse nesses confrontos.

Apesar dos grandes desafios enfrentados nessas batalhas, Davi tinha uma convicção inabalável. Ele sabia que com o auxílio de Deus, eles venceriam todos os obstáculos. É por isso que ele declarou nesse Salmo: “Meu coração está firme em ti, ó Deus”. A palavra “firme” no hebraico significa estar estabelecido, preparado e seguro. Como uma grande árvore cujas raízes a mantêm estável durante as tempestades, assim Davi se sentia diante das guerras. Essa palavra retrata a inabalável confiança que ele depositava em Deus, resultando em um estado de espírito determinado e confiante. Sua confiança era tão grande que ele sabia que poderiam enfrentar os exércitos mais poderosos do mundo, porque Deus era com eles. 

O conceito de confiança e segurança em Deus é amplamente descrito nas Escrituras. Salomão, filho de Davi, escreveu no Salmo 127.1: “Se o Senhor não proteger a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas”. A ideia é que os filhos de Deus faziam a sua parte no que diz respeito à segurança da cidade, mas, se Deus não estivesse com eles, aquele trabalho seria em vão.

Assim como os hebreus, enfrentamos inúmeras lutas em nossas vidas. Desafios financeiros, emocionais, físicos ou mesmo conjugais são apenas alguns dos muitos que encontramos ao longo da vida. Mas como devemos encarar essas dificuldades? Com medo, ansiedade e preocupação? Jamais. Devemos fazer nossa parte, sim, mas crendo que, se Deus não for nosso auxílio, em vão trabalharemos.

Se você está passando por uma grande luta neste momento, busque ao Senhor. Como Davi, apresente a Ele esse desafio e suplique por Seu auxílio. À medida que colocamos nossa dependência no Senhor, Ele trabalha em nosso favor. Faça sua parte sim, mas descanse, pois o Senhor está perto daqueles que O buscam.

Petição

Senhor, ajuda-me diante dos inúmeros desafios que enfrento, porque se o Senhor não for o meu auxílio, em vão trabalharei.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.