Leitura: Salmos 107

Seleção

Estavam sentados na escuridão e em trevas profundas, presos com as algemas de ferro do sofrimento. Rebelaram-se contra as palavras de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo. Por isso ele os sujeitou a trabalhos pesados; caíram, e não houve quem os ajudasse. Em sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou de seus sofrimentos. Tirou-os da escuridão e das trevas profundas e quebrou suas algemas. Que louvem o Senhor por seu grande amor e pelas maravilhas que fez pela humanidade.

Salmos 107.10-15

Observação

Todo pai sensato e toda mãe sensata disciplinam seus filhos quando estes desobedecem. A disciplina, quando aplicada de forma equilibrada, é uma ferramenta de educação muito eficaz. Sobretudo em crianças pequenas, que precisam entender as consequências de seus atos, é essencial que elas sejam punidas para “sentirem na pele” essas consequências. Um tempo no “cantinho do pensamento” ou até mesmo umas leves palmadas mostram à criança que sua atitude não foi correta e não pode ser repetida. Portanto, nós, pais, claramente vemos a disciplina como uma expressão do nosso amor e cuidado para com nossos filhos.

A vida com Deus é exatamente igual. Quando desobedecemos à Sua vontade, mesmo que ninguém esteja vendo, Ele nos disciplina. Essa correção é uma ferramenta pedagógica, assim como é uma expressão de Seu amor por nós. Claro que, em geral, assim como as crianças, não ficamos felizes quando estamos sendo corrigidos por Deus. No entanto, cristãos maduros, ao refletirem sobre a disciplina, percebem que trata-se do amor de Deus e sentem-se gratos pela correção.

O Salmo 107 apresenta algumas situações de desobediência seguidas pela disciplina de Deus. Em meio à correção, o povo clamava a Deus e Ele os livrava do sofrimento. Como resposta, o povo O adorava.

Este é o ciclo comum que deveria ocorrer em nossas vidas. Invariavelmente, cairemos em pecado, pois a natureza caída ainda nos afeta. Deus vem com Sua disciplina, gerando em nós uma espécie de sofrimento que nos leva ao arrependimento. Em meio a esse desconforto, rogamos pela misericórdia de Deus. Então Ele, que é um Pai amoroso e cheio de graça, nos livra daquele mal. Como resposta, devemos agradecê-Lo e adorá-Lo.

No entanto, devemos evitar esses ciclos ao máximo. Nossa resposta de gratidão deve redundar em uma busca por santidade. Se de fato somos gratos a Ele, devemos buscar uma vida que O agrade. Pois se sabemos que somos amados, por que desagradaríamos o nosso Pai celestial?

Petição

Senhor, ajuda-me a viver uma vida que Te agrade. Ajuda-me a viver em santidade todos os meus dias.

Aplicação

Buscarei viver em santidade todos os meus dias.