Leitura: Salmos 105
Seleção
Então enviou um homem adiante deles, José, que foi vendido como escravo. Feriram seus pés com correntes e com ferros prenderam seu pescoço. O Senhor pôs José à prova, até chegar a hora de cumprir sua palavra. O faraó mandou chamar José e o libertou; o governante de nações lhe abriu a porta da prisão. José foi encarregado do palácio real e se tornou administrador de todos os seus bens.
Salmos 105.17-21
Observação
Este é um dos Salmos históricos, no qual o autor relata parte da história dos hebreus. O trecho destacado ressalta a história de José. O filho mais amado de Jacó foi vendido como escravo aos midianitas devido ao ciúme de seus irmãos. Estes, por sua vez, o venderam como escravo a Potifar, oficial da guarda do Faraó do Egito. Destacando-se em seu serviço, José foi colocado como administrador de tudo que Potifar possuía.
No entanto, a esposa do oficial interessou-se por José. Quando ele resistiu à tentação de se render aos braços daquela mulher, ela encontrou uma maneira de incriminá-lo, o que o levou à prisão. Após mais de dois anos encarcerado, José foi libertado por ter interpretado os sonhos do Faraó. Impressionado com a interpretação, o homem mais importante do Egito colocou José como governador da nação. Agora, aquele que havia sido vendido como escravo se tornava o segundo homem mais influente do país.
Tempos depois, devido a um período de fome sobre a terra, os irmãos de José foram ao Egito para comprar comida. Agora, não somente a família estava sendo restaurada, como também preservada da morte, pois havia alimento no Egito.
Uma das grandes lições que aprendemos com a vida de José é que até mesmo os momentos de maior sofrimento possuem um propósito. Não se tratava de disciplina da parte de Deus, mas de uma série de provações que não somente traziam amadurecimento para José, como também cumpririam propósitos ainda maiores junto ao povo de Deus.
Se você está passando por uma sucessão de lutas, não se desespere. Deus está trabalhando em você para que, no momento certo, Ele possa trabalhar por meio de você. Ele está lhe tornando maduro através dessas aflições porque está lhe preparando para propósitos ainda maiores. Portanto, assim como José, dê seu melhor em meio às tribulações. Não desanime. Persevere e deixe Deus trabalhar, pois Ele sempre transforma o aparente mal em um bem ainda maior.
Petição
Senhor, ajuda-me a suportar as aflições da vida. Dê-me de Tua graça para que eu persevere.
Aplicação
Agradecerei a Deus pelos momentos de provação.