Leitura: Salmos 104

Seleção

Fazes o pasto crescer para os animais, e as plantas, para as pessoas cultivarem. Permites que, da terra, colham seu alimento […] Todos dependem de ti para lhes proveres o alimento de que necessitam. Quando tu lhes dás, eles o recolhem; abres a mão para alimentá-los, e eles ficam satisfeitos. Se te afastas deles, porém, enchem-se de medo; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó.

Salmos 104.14,27-29

Observação

No presente Salmo, o autor (cuja identidade é desconhecida) cita as inúmeras obras do ato criador de Deus, assim como Seu poder em gerir cada detalhe do cosmos. Ele é o Deus que criou os céus, a terra e tudo que neles há. Além disso, como o autor de Hebreus diz, Ele sustenta todas as coisas por meio de Sua poderosa palavra (Hb 1.3).

O trecho destacado acima especifica o cuidado de Deus no que diz respeito ao alimento tanto de animais quanto de seres humanos. O salmista deixa claro que Deus é o responsável por prover comida a todos e, em última instância, Ele não é apenas o Autor da vida, mas também quem determina até mesmo o dia da morte de cada ser vivo.

Essas verdades são inegociáveis para todo cristão e, quando levadas a sério, devem trazer tranquilidade, pois há a garantia de que o alimento não nos faltará enquanto Deus nos sustenta vivos. Mas então, diante dessa realidade, por que então milhares de cristãos ficam ansiosos e preocupados com o dia de amanhã? Se Deus está no controle de cada situação, por que nos angustiamos com o futuro?

A verdade é que a maioria de nós não teme ficar sem comida. Nosso medo está mais relacionado a baixar o padrão de vida, não conseguir pagar o financiamento do carro, não poder viajar nas férias ou ainda não poder fazer churrasco todo fim de semana.

Embora Deus possa nos abençoar com essas coisas, Sua promessa é de que não nos faltará alimento. Jesus mesmo disse: Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa? Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?” (Mt 6.25, 26).

Diante dessa realidade, talvez precisemos equilibrar nossas expectativas. O compromisso de Deus para conosco não tem a ver com luxos e supérfluos. Se Ele desejar nos abençoar com essas coisas, ficaremos gratos e felizes. Mas, se Ele nos abençoar apenas com o básico para sobrevivência, devemos ter o mesmo senso de alegria e gratidão, porque nossa satisfação não está naquilo que comemos ou bebemos, e sim no próprio Jesus.

Petição

Senhor, ajuda-me a encontrar minha satisfação e alegria em Ti. Obrigado pelo Teu amor.

Aplicação

Exercitarei a gratidão pelas pequenas coisas.