Leitura: Salmos 94

Seleção

Quem me protegerá dos perversos? Quem me defenderá dos que praticam o mal? Se o Senhor não tivesse me ajudado, eu já estaria no silêncio do túmulo. Gritei: “Estou caindo!”, mas o teu amor, Senhor, me sustentou. Quando minha mente estava cheia de dúvidas, teu consolo me deu esperança e ânimo.

Salmos 94.16-19

Observação

Você já se sentiu sozinho enquanto enfrentava uma difícil situação em sua vida? Algum problema que o afligia profundamente e parecia não haver ninguém para ajudar a carregar aquele fardo? Não são raras as situações em que nos parece que ou não há ninguém disposto a nos ajudar, ou mesmo parece que ninguém pode fazer nada.

Penso que Deus nos conduz para esses “becos sem saída” propositalmente. Quando vemos saída com nossos próprios olhos, ou quando alguém nos ajuda a encontrar uma saída, dificilmente recorreremos a Ele. Assim, Deus utiliza os problemas em nossas vidas como meio para nos voltarmos a Ele.

Por vezes, esquecemos que o cristianismo, antes de ser um modo de viver e enxergar o mundo, é uma restauração da nossa comunhão com Deus. Éramos seus inimigos, estávamos afastados dEle e, sobre nós, estava o peso de sua ira. Entretanto, Jesus levou sobre Si a culpa pelos nossos pecados e, assim, nos reconciliou com o Pai. A condenação que estava sobre nós foi anulada e, agora, estamos em paz com Deus.

Mas muitos pensam que essa absolvição apenas resolveu nosso problema na eternidade. Pensam que o sangue de Cristo é somente uma espécie de “ingresso” a ser entregue na porta do céu que nos permitirá a entrada. De fato, é o sangue de Jesus que habilita nossa entrada no céu, mas não é só isso. Não é apenas uma questão eterna, é uma questão do agora.

Fomos reconciliados com o Pai porque Ele deseja relacionar-se conosco. Ele deseja ter intimidade agora mesmo. Por isso, muitas vezes não encontramos saída para nossos problemas. Porque, dessa forma, nos vemos obrigados a recorrer a Ele. E, de acordo com o salmista, quando assim fazemos, recebemos consolo, esperança e ânimo. Nossas dúvidas são sanadas e nossas preocupações desaparecem.

Talvez você esteja passando por situações que, aparentemente, não têm saída. Mas a saída é o próprio Deus. Recorra a Ele e crie o hábito de uma vida de profunda intimidade com o Senhor. Tenha por hábito não somente a leitura de devocionais, mas coloque em sua rotina momentos em que você possa abrir o coração a Deus. Além disso, pratique o silêncio diante dEle. Coloque uma música, feche os olhos e contemple a presença do Pai. Gradativamente, você encontrará respostas para suas dúvidas, assim como consolo, esperança e ânimo, e poderá experimentar a paz que excede o entendimento.

Petição

Senhor, ajuda-me na disciplina de me prostrar diante de Ti algumas vezes ao dia.

Aplicação

Exercitarei as disciplinas espirituais.