Leitura: Salmos 92

Seleção

É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao Altíssimo. É bom proclamar de manhã o teu amor e, de noite, a tua fidelidade, ao som de um instrumento de dez cordas, da harpa e da melodia da lira. Tu me alegras, Senhor, com tudo que tens feito; canto de alegria por causa de tuas obras. Quão grandes, Senhor, são os teus feitos e profundos os teus pensamentos!

Salmos 92.1-5

Observação

Muitas vezes, vivemos nossos dias como se estivéssemos no piloto automático. Acordamos, tomamos nosso café da manhã, trabalhamos, retornamos para casa e dormimos. Durante o fim de semana, temos algum lazer em família e, no domingo, vamos ao culto. Assim, as semanas se repetem, mês após mês.

Poucos são aqueles que param para refletir sobre as bênçãos de Deus que nos alcançam. Estando tão atarefados, essas coisas passam despercebidas. Não paramos para agradecer a noite bem dormida, a comida na mesa, a oportunidade de trabalhar com saúde, a família reunida no jantar e o passeio para a praia no fim de semana. Além disso, não agradecemos pela igreja em que congregamos e pelos pastores e irmãos que estão prontos a ajudar no que for preciso. Tudo passa batido.

No entanto, o salmista nos convida a fazer um exercício de reflexão e gratidão por tudo que Deus é e por tudo que Ele tem feito. Ele fala do amor de Deus, sua fidelidade, seus feitos, proteção e justiça. Não somente isso, ele deixa evidente que esse exercício de gratidão era feito tanto pelas manhãs quanto nas noites. A ideia aqui é estar consciente da presença de Deus o dia inteiro e todos os dias, reconhecendo que tudo de bom que nos acontece provém dEle.

Você costuma exercitar essa reflexão de gratidão por tudo que Deus é e por tudo que Ele faz? Comece a olhar para o quanto sua vida é abençoada! Muitas vezes, nossos olhos estão tão viciados em enxergar o que nos falta que não conseguimos ver o quanto já somos abençoados.

Para que essa mudança de perspectiva seja realmente transformadora, precisamos exercitar diariamente. Diante disso, sugiro que não somente nas manhãs, mas em diferentes momentos do dia, você pare por um instante e, em silêncio, reflita sobre as maravilhas de Deus. Contemple sua presença e as obras de suas mãos. Gradativamente, seu olhar para a realidade mudará e, além de se sentir grato, você perceberá a presença de Deus o dia inteiro junto a você.

Petição

Senhor, ajuda-me a estar ciente de tua presença em todo tempo.

Aplicação

Exercitarei o silêncio e a solitude mais vezes ao dia.