Leitura: Salmos 90

Seleção

Senhor, tu tens sido nosso refúgio ao longo das gerações. Antes que os montes nascessem, antes que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus […] Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria.

Salmos 90.1,2,12

Observação

Muitas vezes, esquecemos que a vida é curta. Vivemos como se não fôssemos morrer e, por isso, desperdiçamos nosso tempo. Quando você olha para a semana que passou, consegue enxergar o quanto de tempo que jogou fora? O tempo é um dos bens mais preciosos que recebemos. Seja rico ou pobre, todos têm a mesma quantidade de horas em um dia. Porém, em tempos de distração, temos perdido de vista esse bem precioso. O tempo perdido não pode ser recuperado. Diante disso, pergunte-se como você tem aproveitado seu tempo?

Mas, afinal de contas, como os seguidores de Jesus devem aproveitar o tempo? Paulo disse a Timóteo: Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou” (2Tm 2.3,4).  Isso significa que somos soldados em uma missão e nosso objetivo é usar nosso tempo para agradar nosso Comandante, Jesus Cristo.

Diante disso, em uma cadeia de prioridades, eu colocaria no topo a importância do nosso tempo de relacionamento com Jesus. Fomos resgatados das trevas e perdoados de nossos pecados para que tenhamos uma vida de intimidade com Ele. Afinal, como seremos eficientes em nossa missão se não tivermos clareza na direção do nosso Comandante?

Logo após, vem nosso casamento. Em uma perspectiva horizontal, nada nem ninguém é mais importante que nosso cônjuge. Na sequência, vêm os nossos filhos. Portanto, nossa família é a prioridade após o relacionamento com Jesus. Em seguida, encontramos a vida na igreja local. Presença nos cultos e demais atividades da igreja, assim como a comunhão com irmãos, nos permite usar nossos dons para servirmos uns aos outros e, juntos, sermos edificados.

Por fim, nossos relacionamentos fora de nossa comunidade local, o que inclui trabalho, amigos e desconhecidos. Nessa esfera de relacionamento, nosso foco é também servir com nossos dons, para que Jesus seja conhecido e exaltado e para que saibam que somos discípulos de Cristo.

Quando você olha para sua agenda semanal, consegue perceber que sua programação dá suporte a essa cadeia de prioridades? Não temos tempo a perder! Reflita sobre isso e organize sua vida para que essa cadeia de prioridades seja respeitada e, assim, agrade Aquele que o recrutou para essa guerra.

Petição

Verso 17: “Seja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus; faze prosperar nossos esforços, sim, faze prosperar nossos esforços.” 

Aplicação

Procurarei não perder tempo.